Celeiro na produção de grãos, Mato Grosso poderá ampliar ainda mais seu potencial econômico. Visando atingir maior fatia da exportação de seus produtos para o Irã, autoridades políticas mato-grossenses estiveram reunidas nesta quarta-feira (27), em Brasília com o Embaixador do Irã no Brasil, Hossein Gharib.
Durante um jantar, na Embaixada Iraniana no Brasil, os representantes políticos de ambos os países, e em especial de Mato Grosso trataram das relações comerciais do estado.
Participou do encontro o senador Carlos Fávaro; deputado federal Neri Geller; secretário da Casa Civil Mauro Carvalho; secretário de fazenda Rogério Gallo e o governador de Mato Gross Mauro Mendes.
Representando Lucas do Rio Verde, o prefeito Miguel Vaz e o Secretário de Finanças Adelar Machado, também participaram da reunião.
“O objetivo da reunião foi reforçar o potencial econômico de Mato Grosso e ampliar as relações comerciais com o nosso Estado, especificamente a nossa região. Ficou agendado uma visita da comitiva de empresários iranianos a Mato Grosso no mês de fevereiro, com visitas a Lucas do Rio Verde e Sorriso”, comentou em suas redes sociais, Miguel Vaz.
“O Irã é um importante parceiro comercial para Mato Grosso e estamos trabalhando unidos para o desenvolvimento do estado”, reforçou o senador Carlos Fávaro.
O Irã ocupa 23ª posição no Ranking de Exportações Brasileiras, o que representa 1,03% do que o Brasil exporta para o mundo. Entre os produtos brasileiros mais consumidos pelos iranianos estão: milho em grão; soja; farelo e resíduos da extração da soja; carne bovina; açúcar de cana em bruto; fumo em folhas, entre outros.
Por outro lado, o Brasil importa do Irã, principalmente a uréia. Além disso, são consumidos pelos brasileiros uvas frescas iranianas; objetos de vidro para uso doméstico; vidro flotado, desbastado ou polido em chapas ou folhas; produtos manufaturados; obras de Mármore e Granito; entre outros.
Governador de Mato Grosso fortalece relações comerciais com o Irã