Mato Grosso se prepara para receber e distribuir as vacinas contra a Covid-19

Fonte: REDAÇÃO CENÁRIOMT

Após a Anvisa autorizar na tarde deste domingo (17/1), a aplicação de duas vacinas emergencial no Brasil: a CoronaVac, da Sinovac e do Instituto Butantan, e a da Oxford-AstraZeneca, produzida pela Fiocruz, Mato Grosso está se preparando para receber, armazenar e distribuir com segurança as vacinas para os municípios do estado.

As vacinas podem, em teoria, começar a ser aplicadas no Brasil assim que a decisão for informada oficialmente aos laboratórios. Sendo assim, está programado para a próxima quarta-feira, dia 20.

[Continua depois da Publicidade]

De acordo com o plano, assim que a vacina chegar em território matogrossense, será distribuída para as regiões. A previsão é que o produto chegue ao destino final em, no máximo oito dias. O transporte será feito via terrestre e aérea para locais mais distantes e de difícil acesso no Estado. Mas, o Plano Nacional prevê que as vacinas sejam a ser aplicadas já no dia 20 de janeiro.

Seguindo o cronograma de Mato Grosso, assim que vacina chegar no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, será encaminhada para o setor de conferência, armazenamento e preparação das remessas na Central Estadual da Rede de Frio. Esse processo deve levar de um a dois dias.

[Continua depois da Publicidade]

Depois de conferidas e preparadas, os lotes são levados para as centrais regionais. O transporte poderá ser feito de avião ou via terrestre dependendo da localização da região. Esse encaminhamento pode levar até 3 dias para atingir todas as centrais. Por fim, cada município irá providenciar transporte para buscar as vacinas nas centrais regionais.

Vale ressaltar que a distribuição ocorrerá conforme a chegada das remessas ao estado. O transporte terrestre será feito com escolta da Polícia Militar. Escolta armada nas centrais regionais já foram providenciadas.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]