37 óbitos de profissionais da saúde em MT: “mortes são resultado do descaso com a profissão”, diz presidente do Coren-MT

Fonte: CenárioMT

Durante cerimônia de posse do novo plenário do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT), nesta segunda-feira (4), o enfermeiro Antônio César Ribeiro, reeleito presidente da instituição para os próximos três anos,  apontou o descaso sofrido pela profissão ao citar os 37 óbitos de profissionais de enfermagem vítimas de Covid-19 em Mato Grosso.

O presidente do Coren-MT, Antônio César Ribeiro

A mais recente foi a técnica de enfermagem Francieli Pereira, de Tangará da Serra, 32 anos, falecida no último sábado (2). “Eu atribuo estas perdas ao descaso com o qual esta profissão sempre foi tratada historicamente neste Estado e neste país. Não precisamos lembrar das condições de trabalho, da necessidade do multiemprego, dos baixos salários “, disse ele.

[Continua depois da Publicidade]

O presidente salientou a importância de estar à frente da autarquia neste momento histórico. “Não tem como não ficar emocionado ao lembrar da responsabilidade que nos foi conferida através do voto para a condução desta casa num contexto extremamente  delicado”, disse ele, comovido.

Tomaram posse 18 conselheiros eleitos em novembro pela categoria, dos quais 5 titulares e 5 suplentes do quadro I (enfermeiros) e 4 titulares e 4 suplentes dos quadros II e III (técnicos e auxiliares de enfermagem), os quais nas eleições representaram a chapa”Coren-MT Vivendo Novos Caminhos”.

[Continua depois da Publicidade]

A gestão se estende de 2021 a 2023. Ribeiro se disse honrado e agradeceu a confiança da categoria e dos conselheiros. Ele avaliou que o grupo se fortaleceu durante a crise instaurada com a pandemia e  alcançou resultados para além das metas estabelecidas. E salientou a importância de que as ações do conselho tenham como meta principal a valorização da profissão.

Serão três anos de grandes desafios, como todos os que temos passado, de uma gestão que chegou para fazer mudanças profundas no conselho e ganhou a simpatia da profissão. O conselho é da enfermagem e deve viver em função dela”.

A cerimônia aconteceu na manhã desta segunda (4) no Hotel Fazenda Mato Grosso, reunindo os atuais conselheiros e um pequeno grupo de convidados, em respeito às normas de distanciamento social.

Além da posse dos conselheiros,  ocorreu também a eleição da diretoria e a escolha dos delegados regionais da autarquia.

Um dos destaques foi a pluralidade do novo plenário, que conta com representantes dos diferentes regionais. “Foi uma tarefa difícil, mas conseguimos fazer chegar nosso conselho a todas as regiões do Estado. Estamos felizes pelo resultado da eleição.   É uma tarefa complexa ser diretoria do conselho, mas faremos isso com  muita responsabilidade e afinco,  contem sempre comigo”, disse a enfermeira Lígia Arfeli, reeleita como conselheira secretária da autarquia.

“Com esse plenário, alcançamos hoje representação de todas as regiões do Estado, como pleiteamos durante três anos”, comemorou o técnico de enfermagem Rodrigo Machado, que foi reconduzido ao cargo de tesoureiro.

Novo plenário do Coren-TM gestão 2021-2023

Confira os eleitos

QUADRO I

1.TITULARES:

1.1.Antônio Cesar Ribeiro

1.2.Lígia Cristiane Arfeli

1.3.Vinicius de Mello Bergano

1.4.Ana Carolina Haddad Marcos Camargo

1.5.Leocarlos Cartaxo Moreira

2.SUPLENTES:

2.1.Delaine Helene Nogueira Noya

2.2.Moaby Ferreira da Silva

2.3.Marcos Andre Tavares Uriel

2.4.Elis Fernanda de Mello Silva

2.5.Carmen Lúcia Camargo Tanaka

QUADROS II/III

1.TITULARES:

1.1.Rodrigo Paulo Machado

1.2.Ereni Dias de Souza

1.3.Carlito Domingos Silva

1.4.Neide Alves de Almeida Pinho

2.SUPLENTES:

2.1.Eva Raimunda de Oliveira

2.2.Luciana da Costa

2.3.Emiliana Benedita da Costa Conceição

2.4.Hélia Rubia Alves de Oliveira

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Avatar photo
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.