Milhares de pessoas participaram das atividades da sexta-feira (19) na Semana Santa em Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá. Pela manhã os fiéis percorreram os 1.204 degraus da Escadaria da Fé, que dá acesso a Mirante do Cristo Redentor, no Parque Estadual da Serra Azul.
A peregrinação teve início às 5h. Os cristãos sobem o mirante para fazerem orações, paragem promessas e renovarem os votos.
Às 17h foi realizada a Via Sacra, que relembra os sofrimentos de Jesus no caminho para o Calvário. A Procissão saiu da Avenida Salomé José Rodrigues e foi encerrada no Porto do Baé, com a encenação da crucificação de Cristo.
As atividades foram encerradas às 19h30 com a Procissão dos Barquinhos. Cerca de 2,5 mil barquinhos de madeira iluminados foram soltos nos Rios Garças e Araguaia.
Para o publicitário Getúlio Costa, um dos organizadores da Semana Santa no Araguaia, o evento, além da questão religiosa e cultural, movimenta a economia.
“Pessoas, de toda a região, vêm participar do evento, que cresce a cada ano. Isso aquece o comércio, lota os hotéis e movimenta toda a economia”, frisou.