A Polícia Civil confirmou a prisão em flagrante de um empresário, de 53 anos, e de uma gestora de um centro de recuperação para dependentes químicos, de 44 anos, durante a Operação Gateiro, deflagrada na manhã desta terça-feira (23), em Várzea Grande. A ação investiga fraudes em medidores de energia elétrica, prática conhecida popularmente como “gato”.
Conforme a corporação, a operação foi conduzida pela Delegacia Especializada de Estelionato de Várzea Grande (DEE-VG) e teve início com o cumprimento de um mandado de busca e apreensão em Cuiabá contra um técnico eletricista, de 54 anos, apontado como responsável por instalar um esquema de desvio de energia em uma empresa do ramo de carnes localizada em Várzea Grande.
O mandado foi expedido pela 4ª Vara Criminal de Várzea Grande e é um desdobramento da Operação Curto-Circuito, realizada em 2025, que identificou fraudes em medidores de energia elétrica em estabelecimentos comerciais da região metropolitana.
Durante a busca, os investigadores apreenderam o aparelho celular do suspeito. Segundo a Polícia Civil, o material passará a integrar o inquérito policial e poderá contribuir para o avanço das investigações.
Na sequência das diligências, equipes da DEE-VG, da Energisa e da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) realizaram fiscalizações em empresas dos segmentos de distribuição de bebidas, restaurantes e em uma casa de recuperação de dependentes químicos.
Em um restaurante localizado no bairro Jardim Eldorado, os policiais identificaram um medidor de energia fraudado. O proprietário do estabelecimento foi preso em flagrante pelo crime de estelionato. Já em um centro de recuperação situado no bairro Capão do Pequi, foi constatada outra fraude no sistema de medição, resultando na prisão da gestora e tesoureira da ONG.
De acordo com a Polícia Civil, os dois detidos são reincidentes em crimes relacionados à fraude de energia elétrica. O delegado Ruy Guilherme Peral, coordenador do Núcleo de Inteligência da DEE-VG, afirmou que a identificação dos responsáveis pela instalação dos desvios é fundamental para desarticular os esquemas criminosos e reduzir os prejuízos causados ao setor elétrico.
As investigações seguem em andamento. Segundo a Polícia Civil, novos desdobramentos serão divulgados à medida que as apurações avançarem em Mato Grosso.
Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.