Lentes reduzem o estresse por dirigir em condições adversas

Tecnologia aumenta a acuidade e reduz o desconforto visual de motoristas ao dirigir

Fonte: Sérgio Dias

Lentes reduzem o estresse por dirigir em condições adversas

Dirigir um veículo exige um conjunto de habilidades que são colocadas em prática em um cenário de rápidas alternâncias, inclusive de luminosidade e condições climáticas. Nesse contexto, a acuidade e o conforto visual são fundamentais para garantir uma direção segura para o condutor.

Lentes reduzem o estresse por dirigir em condições adversas

Lentes reduzem o estresse por dirigir em condições adversas

“Realizamos uma pesquisa de mercado com usuários de óculos que dirigem, a qual mostrou que as principais causas de desconforto e estresse para esse público são guiar o carro com chuva, neblina, ao entardecer e à noite”, conta Paula Queiroz, Diretora de Marketing da ZEISS Vision.

Nessas situações a baixa luminosidade dificulta a diferenciação das cores, identificação de detalhes e assimilação da profundidade. Esses desafios aumentam conforme o dia passa e se aproxima a noite.

Neste período, o motorista também enfrenta os efeitos do ofuscamento causado pela luz intensa de faróis dos outros veículos e da iluminação pública, o que reduz temporariamente a visão e pode levar a acidentes.

Com o objetivo de oferecer visão mais precisa e com melhor percepção do ambiente, a ZEISS Vision desenvolveu as lentes para óculosque atendem às necessidades dos motoristas, além daquelas demandadas pelas outras tarefas do dia a dia.

Tecnologia aumenta a acuidade e reduz o desconforto visual de motoristas ao dirigir

Lentes reduzem o estresse por dirigir em condições adversas

Essas lentes combinam tecnologias de design e antirreflexo específicas para quem dirige, que otimizam a visão proporcionada por outras lentes monofocais ou progressivas, também conhecidas como multifocais.

Para melhorar a nitidez, a ZEISS utiliza uma tecnologia que reconfigura o desenho das lentes monofocais e progressivas para eliminar distorções. Trata-se de uma técnica inovadora, que considera o aumento da pupila em locais com pouca luz e, também, a idade do usuário, uma vez que a capacidade de nossa pupila se dilatar diminui conforme envelhecemos.

A amplitude e a acuidade visual são garantidas pela tecnologia, que proporciona visão perfeita em diferentes distâncias: seja para visualizar a estrada, usar os retrovisores ou conferir dados no painel do carro.

“Para permitir a fácil localização dos espelhos retrovisores e melhor visão por eles, assim como facilitar o uso do painel, aumentamos em até 43% a amplitude da visão de média distância em relação às lentes progressivas convencionais. Também elevamos em até 14% a clareza da visão de longe”, finaliza Queiroz.

Outra tecnologia importante para uma direção segura é o tratamento antirreflexo, que foi concebido para diminuir o efeito do ofuscamento causado pela iluminação artificial halógena, de xenônio ou de LED, o que reduz o incômodo gerado por faróis de carros e outras fontes de luz e facilita a percepção de detalhes.

Sérgio Dias é jornalista, editor dos jornais Alpha Autos e BLEH!, do blog Alpha Lazer e da fanpage @CoisaVelha - que tem mais de um milhão de seguidores no Facebook e Instagram. Desde 2020 é um dos “Top 25 dos +Admirados Jornalistas da Imprensa Automotiva” do Brasil, na votação promovida pelo Jornalistas&Cia Imprensa Automotiva, sendo que em 2023 foi o quarto mais admirado.