Escassez de chuvas ameaça safra da soja em Mato Grosso e demais regiões produtoras

Fonte: CENÁRIOMT

Escassez de chuvas ameaça safra da soja em Mato Grosso e demais regiões produtoras
Escassez de chuvas ameaça safra da soja em Mato Grosso e demais regiões produtoras

O início do plantio da safra de soja 2024/2025 em Mato Grosso, maior produtor do grão no Brasil, está sendo marcado por um cenário de incerteza devido à escassez de chuvas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a maior parte do estado terá um mês de outubro com precipitações abaixo da média climatológica.

A situação não se restringe a Mato Grosso. Grande parte do Nordeste, norte de Minas Gerais e Goiás, além de Tocantins e Pará, também enfrentam a mesma perspectiva de poucas chuvas. O Brasil, como um todo, lida com uma seca histórica que tem atrasado o plantio da soja e gerado preocupações com as próximas safras de cana-de-açúcar e café.

A falta de água também tem impactado o setor de transportes, com a paralisação da navegação no Rio Madeira e a redução da capacidade de transporte na hidrovia do Tapajós.

A seca severa tem sustentado os preços de commodities como açúcar, café e soja, nas quais o Brasil é líder mundial em produção e exportação. A menor oferta esperada para a safra de soja, por exemplo, tem pressionado os preços no mercado internacional.

Apesar do cenário adverso, há uma previsão de melhora nas condições climáticas para a segunda quinzena de outubro, com a possibilidade de retorno gradual das chuvas para a região central do país, segundo o Inmet.

Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima, destaca que os modelos de previsão europeu e norte-americano indicam a possibilidade de chuvas mais significativas no Centro-Oeste a partir da segunda metade do mês.

A escassez de chuvas no início da safra de soja gera incertezas sobre a produção e os preços do grão. Agricultores e empresas do setor acompanham de perto a evolução do clima e buscam alternativas para minimizar os impactos da seca, como o uso de tecnologias de irrigação e o plantio de variedades mais tolerantes à seca.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).