Saúde Bucal atende mais de 15 mil pacientes em Lucas do Rio Verde

Em 2022, foi registrado aumento de mais de 40% de atendimentos em relação ao ano anterior

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

saude bucal atende mais de 15 mil pacientes em lucas do rio verde
Ascom Prefeitura/Rayan Nicacio

O Programa de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde visa desenvolver ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal através de uma série de ações para ampliação do acesso ao tratamento odontológico no Sistema Único de Saúde (SUS).

Em 2022, foram atendidos pelas equipes de Saúde Bucal das Unidades de Saúde da Família 15.513 usuários do SUS, sendo realizados cerca de 100 mil procedimentos, um aumento de mais de 40% na quantidade de cidadãos atendidos e mais de 50% na quantidade de procedimentos realizados em relação ao ano anterior.

Dos 100 mil, mais de 20 mil foram procedimentos realizados em atividades coletivas com as crianças e adolescentes, tanto nas escolas municipais quantos nos PSFs.

Durante o ano de 2022, a distribuição de kits de higiene bucal chegou a marca de mais de 9 mil kits entregues para crianças e adolescentes, participantes do Programa Saúde na Escola. Também foram atendidos em no município 31 pacientes portadores de necessidades especiais, evitando encaminhamentos para outras cidades, situação que tanto causava sofrimento para pacientes e famílias.

O atendimento realizado pelas equipes de Saúde Bucal em Lucas do Rio Verde é para todas as faixas etárias, iniciando bebê com serviço em livre demanda a partir do primeiro mês de vida, contando com orientações sobre cuidados bucais. Logo em seguida para crianças e adolescentes com acompanhamento escolar e, mais tarde, na idade adulta e terceira idade. Os atendimentos ocorrem em unidades de saúde.

As equipes de Saúde Bucal estão em pleno atendimento. Nos casos em que não houver profissional específico no PSF, sempre haverá uma referência para os atendimentos de urgência (dor, fraturas, abscessos). Para que os atendimentos sejam realizados, o cidadão deverá ir até o Posto de Saúde do seu bairro, onde receberá um encaminhamento a ser direcionado para o profissional apto.

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.