Tráfico de pessoas é tema de campanha da Setasc em Mato Grosso

Ação realizada no aeroporto de Várzea Grande nesta sexta-feira (1º) visa sensibilizar cidadãos para promessas ou propostas generosas sem referências e com alta remuneração.

Fonte: Redação CenárioMT

trafico de pessoas e tema de campanha da setasc em mt 5c79998edb281

Com a chegada do Carnaval de 2019, a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), por meio do Comitê Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Cetrap-MT), realizou na manhã desta sexta-feira (1º) uma blitz educativa, alertando a população sobre o crime de tráfico de pessoas, suas modalidades e formas de prevenção.

A ação foi realizada no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, por meio de panfletagens e orientações com a intenção de sensibilizar as pessoas para as milhões de vítimas do tráfico de pessoas e, também, mobilizar e receber o apoio para combater desta forma moderna de trabalho análogo à escravidão.

A coordenadora do Cetrap, Dulce Regina Amorim, salienta a necessidade do trabalho de prevenção contínuo durante o ano e o fortalecimento das ações no interior. “Com intuito de alcançar e relembrar as pessoas deste crime, realizamos essas ações também no mês de julho, na campanha Coração Azul, nas escolas e em grandes eventos dos 141 municípios de Mato Grosso”, pontuou.

Dulce explica ainda que as pessoas devem ficar atentas com promessas e sempre desconfiar de qualquer proposta generosa, sem referências e com alta remuneração. “Geralmente, nestes casos, a pessoa é seduzida. Quem oferece esse tipo de trabalho não vem de maneira violenta, vem com uma falsa promessa de emprego ou de casamento, por isso o tema deste ano é ‘Não desvie o olhar, unidos contra a violência’”, completou.

A conselheira do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente (Cedca), Fátima Vieira do Prado, que participou da ação, reforçou a importância das  políticas públicas para fortalecer os canais de denúncias. “Neste momento festivo podem acontecer vários tipos de violência, principalmente com as nossas crianças, que são um público ainda mais vulnerável ”.

Além de ter sido realizada no Aeroproto, a blitz passará peloTrevo do Lagarto, junto aos postos da Polícia Rodoviária Federal, na Praça Aúrea Bráz (bairro Cristo Rei), na policlínica do Parque do Lago e no Terminal André Maggi. Todos estes locais estão em Várzea Grande. Na Capital, haverá blitz educativa na terça-feira (05), na Praça Santos Dumont, a partir das 17h.

A ação da Setasc e do Cetrap também conta com a parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.