Natal da Esperança gera oportunidades para artistas e microempresários de Lucas do Rio Verde

Por meio de editais públicos, a Prefeitura selecionou dez empresários e catorze projetos artísticos luverdenses para atuar na Vila Encantada, fortalecendo a economia e a cultura local

Fonte: Ascom Prefeitura/Camilly Barros

Natal da Esperança gera oportunidades para artistas e microempresários de Lucas do Rio Verde
Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi

Na Vila Encantada de Lucas do Rio Verde, a magia do Natal vai muito além das luzes e da encantadora decoração. Ela se revela também na diversidade de sabores da praça de alimentação e nas apresentações artísticas que integram a programação cultural, tornando as noites ainda mais especiais. Sobretudo, manifesta-se na geração de oportunidades para empresários e artistas luverdenses que, por meio de editais da Prefeitura, passaram a fazer parte do evento mais aguardado do ano: o Natal da Esperança.

“Os editais, tanto na área da gastronomia quanto nas artes, desempenham um papel essencial no fortalecimento econômico e cultural de Lucas do Rio Verde. Assim, o Natal da Esperança não apenas oferece oportunidades de trabalho, mas também promove pesquisa, produção e valorização cultural dentro da comunidade”, ressaltou a secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer.

Ainda em setembro, a Secretaria de Cultura e Turismo lançou o Edital nº 06/2025, voltado para a seleção de projetos artísticos que abrilhantariam o palco do Centro de Eventos Roberto Munaretto. Ao todo, foram investidos 250 mil reais, provenientes do Fundo Municipal da Cultura, criado pela Lei nº 3390/22, Fundo Especial de Incentivo a Projetos Culturais e o Programa Municipal de Incentivo à Cultura.

O investimento contemplou 14 projetos de artistas locais, dentre cantores, corais, espetáculos de dança, contação de histórias, oficinas de doces e artesanato natalino, além de personagens artísticos.

“Quando soubemos que havíamos sido selecionados e que teríamos três oportunidades de mostrar o valor de uma área cultural pouco explorada por aqui, o canto coral contemporâneo, o nosso ato de esperançar se transformou em certeza e felicidade por poder falar da verdadeira história do Natal por meio da voz. Tenho valorizado muito a Prefeitura por se preocupar em planejar uma festa para toda a família. Só posso dizer: ‘Parabéns, continuem! E muito obrigado pela oportunidade de fazer parte da história do Natal da Esperança’”, declarou Felipe Nascimento, responsável pelo coral “A verdadeira história do Natal”.

Natal da Esperança gera oportunidades para artistas e microempresários de Lucas do Rio Verde
(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

Já em outubro, a Secretaria lançou o Edital Nº 07/2025, que buscou selecionar e valorizar empresários luverdenses que comercializam alimentos e bebidas. Puderam participar da seleção microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP), legalmente constituídas nos segmentos de restaurantes, bares, lanchonetes e similares.

O edital selecionou dez empreendimentos, entre eles o Mama Mia, uma empresa familiar que oferece pizza, macarrão e a tradicional jantinha cuiabana para os visitantes.

“Tem sido uma experiência gratificante, especialmente porque somos uma empresa nova, formada por uma união de famílias. Recebemos uma boa aceitação do público e já estamos pensando em expandir. Está sendo uma oportunidade de ouro, pois a grande movimentação de visitantes na Vila faz com que muitas pessoas conheçam a nossa empresa”, destacou Regina Bichoff, representante do Mama Mia.

Por meio dessa iniciativa, a gestão municipal reafirma o seu compromisso de consolidar Lucas do Rio Verde como uma cidade de oportunidades para todos, reconhecendo e valorizando o talento do seu povo, tanto na gastronomia quanto nas artes. A ação possibilita a realização de sonhos, impulsiona a economia local e fortalece a diversidade cultural do município luverdense.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-celso
Jornalista formado (DRT 0001781-MT), atua no CenárioMT na produção de conteúdos sobre política, economia, esportes e temas do agronegócio em Mato Grosso. Com experiência consolidada na redação e apuração regional, busca entregar informação clara e contextualizada ao leitor. Aberto a pautas e sugestões. Contato: [email protected] .