O Coletivo Contágio apresenta no próximo domingo (28), no Centro Cultural Grajaú, zona sul de São Paulo, o espetáculo Ferida$ Política$, que propõe um debate sobre a discriminação enfrentada por pessoas que vivem com HIV e aids.
A montagem integra a 3ª Mostra Transmissão Contágio e será acompanhada de uma roda de conversa intitulada (Com)verso Positivo, conduzida antes e depois da apresentação. A mediação ficará a cargo do produtor cultural e agente de cuidado Diogo Emanuel, ligado à Travas da Sul Rede Sociocultural.
O elenco é formado por sete artistas, brasileiros e latino-americanos, que interpretam a si mesmos e outras pessoas que convivem com situações de estigmatização relacionadas ao vírus. As cenas foram desenvolvidas a partir de experiências pessoais dos integrantes, combinando teatro, performance e dramaturgia.
Desde 2019, o grupo realiza residências artísticas e mostras que alimentam suas criações coletivas com relatos individuais. O projeto busca aproximar arte e vivências reais de pessoas afetadas pelo HIV, especialmente em contextos de vulnerabilidade social.
O fundador do coletivo, Ará Silva, iniciou o projeto após receber diagnóstico de HIV em 2018. Ele relata que a experiência não foi marcada por desespero, já que já tinha contato com ações voltadas a pessoas vivendo com o vírus em comunidades periféricas e entre populações LGBTQIA+.
Silva destaca ainda que o estigma permanece como um dos principais desafios, inclusive em ambientes profissionais da saúde, o que contribui para barreiras no acesso a informações e tratamentos adequados.
O nome do espetáculo, segundo o coordenador, remete à relação entre a epidemia de HIV e seus impactos sociais e econômicos, reforçando a ideia de que a doença também envolve dimensões estruturais.
Dados do Ministério da Saúde apontam que o Brasil registrou mais de 680 mil casos de infecção por HIV entre 1991 e 2025. Em 2024, foram notificados mais de 39 mil novos casos, com maior concentração nas regiões Sudeste e Nordeste.
O boletim epidemiológico também indica mudanças no perfil de transmissão ao longo dos anos, com aumento proporcional entre homens jovens e adultos jovens, especialmente na categoria de homens que fazem sexo com homens, enquanto em faixas etárias mais altas o padrão se aproxima da transmissão heterossexual.
Em 2026, o Brasil sediará a 26ª Conferência Internacional sobre Aids, no Rio de Janeiro, reunindo instituições nacionais e internacionais para discutir desafios globais relacionados ao HIV. O evento terá como tema a reconstrução de estratégias de enfrentamento da epidemia diante de novos contextos de financiamento e políticas públicas.
Serviço: O espetáculo Ferida$ Política$ será apresentado às 16h, com programação complementar a partir das 15h30. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos no local antes do início.
Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.