Crime na cpi motiva convocação de bacellar pela comissão

A CPI do Crime Organizado aprovou a convocação de Rodrigo Bacellar após sua soltura pela Alerj. A Comissão também enviou convite ao ex-governador Anthony Garotinho.

Fonte: CenárioMT

Crime na cpi motiva convocação de bacellar pela comissão
Crime na cpi motiva convocação de bacellar pela comissão - Foto: Lula Marques/Agência Brasil

A CPI do Crime Organizado no Senado aprovou a convocação do presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, acusado de repassar informações sigilosas de operações contra o Comando Vermelho.

Na véspera, deputados estaduais decidiram revogar sua prisão preventiva por 42 votos a 21. O parlamentar é investigado por supostamente ter vazado dados da Operação Zargun, que levou à prisão do ex-deputado TH Joias, suspeito de intermediar negociações de armas para a maior facção criminosa do Rio.

[Continua depois da Publicidade]

A convocação foi aprovada como item extra durante sessão que ouviu o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski. O relator, senador Alessandro Vieira, afirmou que a participação de Bacellar é essencial para identificar como organizações criminosas influenciam estruturas institucionais e desviam recursos públicos.

“A contribuição do Senhor Rodrigo Bacellar é imprescindível para que esta CPI possa construir um diagnóstico fidedigno acerca da ameaça representada pela infiltração econômica do crime organizado”, declarou Vieira.

Anthony Garotinho

A Comissão também aprovou convite ao ex-governador Anthony Garotinho, que comandou o Rio entre 1998 e 2002. O relator destacou que o político tem apresentado denúncias relevantes sobre a atuação do crime organizado no estado.

[Continua depois da Publicidade]

“O senhor Anthony Garotinho, ex-governador, ex-secretário de Segurança, figura pública de longa e conturbada trajetória, mas que vem apresentando reiteradas e densas denúncias com relação ao estado de coisas do Estado do Rio de Janeiro”, disse Vieira.

No requerimento, o senador afirma que o depoimento de Garotinho é fundamental para aprofundar a análise sobre a infiltração de facções nas estruturas estatais. Como se trata de convite, o ex-governador decide se comparece ou não.

O presidente da CPI, Fabiano Contarato, indicou que as oitivas aprovadas deverão ser pautadas já na próxima semana.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Avatar photo
Gabriela Cordeiro Revirth, independente jornalista e escritora, é uma pesquisadora apaixonada de astrologia, filmes, curiosidades. Ela escreve diariamente para o Portal de Notícias CenárioMT para partilhar as suas descobertas e orientar outras pessoas sobre esses assuntos. A autora está sempre à procura de novas descobertas para se manter atualizada. Envie sua sugestão para o e-mail [email protected]