Maior oferta de mandioca mantém preços em queda

Fonte: Assessoria

Com condições climáticas mais favoráveis e necessidade de capitalização, produtores consultados pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, ampliaram a oferta de raiz de mandioca ao longo da semana passada.

Esse cenário foi verificado mesmo diante de margens apertadas. Assim, na maior parte das regiões acompanhadas pelo Cepea, a disponibilidade de raiz superou a demanda industrial, resultando em novas quedas de preços. A média mensal também foi pressionada e, após dois meses de alta, caiu em novembro.

[Continua depois da Publicidade]

Segundo pesquisadores do Cepea, a expectativa é de um maior desequilíbrio entre a oferta e a demanda nas próximas semanas. Parte dos produtores consultados pelo Centro de Pesquisas indica que deve intensificar as entregas de raiz, enquanto agentes de indústrias relatam que devem interromper as atividades para manutenção e recesso de fim de ano. Esse cenário pode pressionar ainda mais os valores da raiz em todas as regiões.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-celso
Jornalista formado (DRT 0001781-MT), atua no CenárioMT na produção de conteúdos sobre política, economia, esportes e temas do agronegócio em Mato Grosso. Com experiência consolidada na redação e apuração regional, busca entregar informação clara e contextualizada ao leitor. Aberto a pautas e sugestões. Contato: [email protected] .