O Masp está com inscrições abertas para seu programa Pré-Universitário, iniciativa voltada à formação artístico-cultural e ao desenvolvimento de portfólios para candidaturas acadêmicas. Podem participar estudantes que já possuem bolsa de estudos em suas escolas.
Ao todo, são oferecidas 20 vagas, destinadas a jovens com idade mínima de 14 anos.
Considerado pioneiro no Brasil nesse formato, o programa terá como tema a arte contemporânea, abordando produções de artistas em atividade e obras de relevância atual. As atividades ocorrerão entre os dias 13 e 24 de julho, em período integral, com aulas ministradas por profissionais de diferentes áreas da economia criativa, incluindo curadoria, preservação de acervos e comunicação.
Os participantes terão acesso ao acervo do museu e também poderão conhecer de perto o trabalho de artistas convidados, que apresentarão seus processos criativos em ateliês. A proposta inclui debates sobre temas presentes na produção artística contemporânea, como decolonialidade, moda como instrumento político e inteligência artificial.
Na segunda semana do curso, os estudantes desenvolverão portfólios com acompanhamento individual de artistas e curadores. O material poderá ser utilizado em processos seletivos universitários e será apresentado a convidados ao término das atividades.
Além da formação, os selecionados receberão certificado de participação e uma carta de recomendação personalizada em português e inglês, documento que pode contribuir para oportunidades acadêmicas nacionais e internacionais.
Para participar da seleção, os candidatos devem apresentar uma carta de motivação explicando seu interesse pelo programa. Também é possível anexar um portfólio já existente, permitindo que os avaliadores conheçam melhor as linguagens e referências artísticas de cada estudante.
O museu exige ainda a apresentação de um comprovante da condição de bolsista emitido pela instituição de ensino do candidato.
Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.