A razão das datas do calendário chinês e seus costumes ligados ao Ano Novo

Neste 22 de janeiro começa o Ano Novo Chinês do Coelho, que terminará em 9 de fevereiro de 2024 para dar lugar ao Ano do Dragão

Fonte: Horóscopo Chinês

zodíaco oriental
HORÓSCOPO CHINÊS, PREVISÕES PARA HOJE - FOTO POR PIXABAY

Neste 22 de janeiro de 2023, começa o Ano Novo Chinês, também conhecido como Ano Novo Lunar ou Festival da Primavera, uma das festividades mais importantes da China. Cada ano corresponde a um animal e este é o ano do coelho .

Quanto tempo dura o Ano Novo Chinês?

O início do Ano Novo na China não é em 1º de janeiro como em outras partes do mundo. Conforme explica o Instituto Confúcio da Universidade de Santo Tomas , ao contrário do calendário ocidental, baseado em um calendário solar, o calendário oriental chinês é baseado em um calendário lunissolar, ou seja, a data indica tanto a fase da lua quanto a fase da lua. tempo do ano solar.

A título de curiosidade, esta instituição aponta que o calendário lunar chinês é o “registro cronológico mais longo da história”, já que o primeiro ciclo do zodíaco foi introduzido no ano 2637 aC. Além disso, o calendário é dividido em ciclos completos e simples. Um ciclo inteiro dura 60 anos, que são subdivididos em ciclos simples de 12 anos. Atualmente, estamos no ciclo 78, que começou em 1984 e terminará em fevereiro de 2044.

Segundo a tradição baseada no calendário lunar, este ano do coelho começa em 22 de janeiro de 2023 e termina em 9 de fevereiro de 2024 para dar lugar ao que será o ano do dragão. Se 2022 foi o ano do tigre, este 2023 é o ano do coelho d’água, que corresponde ao ano 4721 de acordo com seu próprio calendário.

Por que o Ano Novo Chinês não é comemorado em 1º de janeiro?

Os anos chineses são contados de acordo com o calendário lunar-solar integrado ( Yinyangli ), também conhecido como calendário agrícola, que abrange o movimento da Lua e o do Sol.

Conforme explicado pelo Observatório de Hong Kong, o ano tropical e o mês sinódico são os elementos básicos do calendário agrícola. Um ano tropical é o tempo que decorre de um equinócio de primavera ao próximo, que é de 365,2 dias (365 dias, 5 horas, 48 ​​minutos e 46 segundos).

O tempo entre duas aparições sucessivas da Lua Nova ou Lua Cheia é chamado de mês sinódico e é igual a 29,5306 dias (29 dias, 12 horas, 44 minutos e 3 segundos). Assim, há apenas 354,3 dias em 12 meses sinódicos, mais de 10 dias a menos que um ano tropical (365,2 dias). Assim, a data do Ano Novo Chinês, que neste ano é 22 de janeiro, coincidindo com o primeiro mês lunar, não coincide com a dos outros calendários.

O ano do coelho: crença e tradição

Cada ano começa com um novo animal que o representa, segundo o horóscopo chinês, e que carrega consigo uma série de crenças atribuídas. Do Instituto Confúcio assinalam que os nascidos no ano do coelho se caracterizam por serem “prudentes, inteligentes, afáveis, discretos, clarividentes, atentos, benevolentes e amantes da paz”. Este signo representa a prosperidade, pelo que se espera que 2023 seja um ano de esperança.

horóscopo chinês é formado por 12 animais , nesta ordem: rato, boi, tigre, coelho, dragão, cobra, cavalo, cabra, macaco, galo, cachorro e porco. E cada ano está associado a um animal de acordo com esse ciclo de 12 anos.

A ordem dos animais no zodíaco chinês é baseada em uma lenda sobre uma raça. Segundo o site criado pela Prefeitura de Madri e pela Embaixada da China na Espanha por ocasião da comemoração, “o Imperador de Jade organizou uma corrida para conhecer os animais terrestres e ver qual era o mais rápido. Para terminar a prova era necessário atravessar um rio. O rato e o gato subiram nas costas do búfalo. O rato, que queria chegar primeiro, jogou o gato na água. Esta é a razão pela qual o gato odeia não apenas roedores, mas também água. O último a chegar foi o porco, “pois aproveitou para se banquetear e tirar uma boa soneca”.

Além disso, são 12 animais, nem mais nem menos, porque a cada um é atribuído um dos 12 anos de cada ciclo simples em que se subdivide o calendário chinês. Os animais escolhidos, segundo a cultura tradicional chinesa, são os únicos que vieram se despedir do Buda quando ele convocou todos os animais antes de deixar a Terra, segundo o Instituto Confúcio .

Como as famílias celebram este feriado?

Sendo um evento importante para a comunidade chinesa, as comemorações familiares duram até 15 dias desde o início. As famílias juntam-se, decoram as suas casas com motivos vermelhos e vestem-se da mesma cor. Também é tradição lançar bombinhas, dançar danças tradicionais e dar presentes uns aos outros. Os chineses preparam o Festival da Primavera de maneira semelhante à preparação do Natal em outros lugares.

Mas por que eles escolhem a cor vermelha e jogam fogos de artifício? O Ano Novo Chinês é Xin Nián. Nián, é o nome de um monstro da mitologia chinesa. Este, segundo a lenda , viveu a maior parte do tempo no fundo do mar e só desembarcou no último dia do ano lunar para comer gente e gado. Assim, todos os anos, naquele dia, as pessoas comiam cedo, trancavam o portão do gado e fugiam para as montanhas distantes para evitar serem comidas.

Um ano, um velho se aproximou de um morador e prometeu afugentar a fera. Para conseguir isso, ele se vestiu de vermelho e jogou fogos de artifício para assustá-lo. Por isso, é tradição que nesse dia sejam penduradas lanternas vermelhas, atiradas bombinhas, acesas as luzes e as pessoas fiquem acordadas até tarde.

 

Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Encontre mais notícias de astrologia

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.