Amazonia unida marca debates na Unale 2025

Painel destacou cooperação entre estados amazônicos e defesa conjunta de políticas regionais.

Fonte: CenárioMT

Amazonia unida marca debates na Unale 2025
Amazonia unida marca debates na Unale 2025 - Foto: ALMT

Como a integração pode acelerar avanços na região amazônica? Essa foi a principal reflexão durante o painel do Parlamento Amazônico na Unale 2025, realizado em Bento Gonçalves (RS).

O encontro reuniu representantes da Assembleia Legislativa e discutiu agendas estratégicas para mais de 30 milhões de moradores dos nove estados que compõem a Amazônia Legal. Transporte aéreo, desenvolvimento regional, políticas ambientais e serviços públicos estiveram entre os temas centrais.

[Continua depois da Publicidade]

Segundo participantes do painel, o destaque desta edição foi a postura colaborativa entre os estados da região. Houve a percepção de que decisões começam a avançar para a prática, com pautas comuns ganhando força conjunta.

Também foi ressaltada a conexão entre os desafios amazônicos e a realidade de Mato Grosso, especialmente em questões ambientais e sociais. A defesa de políticas públicas para comunidades rurais e ribeirinhas foi tratada como prioridade, ampliando o olhar sobre educação, saúde e geração de oportunidades.

[Continua depois da Publicidade]

Nova Mesa Diretora do Parlamento Amazônico

O encontro definiu ainda a Mesa Diretora para o biênio 2025-2027. A composição inclui representantes de diferentes estados, com participação direta da ALMT em posição estratégica.

Unale 2025 e seus eixos centrais

A 28ª Conferência Nacional da Unale, considerada o maior encontro parlamentar da América Latina, ocorre de 3 a 5 de dezembro. O tema deste ano, “Humanidade Conectada: Os Legislativos Estaduais no tempo da IA e das Emergências Climáticas”, dialoga com pautas acompanhadas pela ALMT, incluindo o uso de inteligência artificial em políticas sociais e a atuação diante de eventos climáticos extremos, como queimadas no Pantanal e tempestades em municípios mato-grossenses.

Para os organizadores, encontros como este fortalecem soluções integradas e ampliam o diálogo entre estados, permitindo troca de experiências e avanços conjuntos.

Programação segue até sexta-feira

A conferência continua com painéis temáticos, debates e reuniões com entidades internacionais ligadas ao legislativo.

 

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]