Drone atinge avião da Aerolíneas Argentinas no Galeão e caso é classificado como incidente

Uma aeronave da Aerolíneas Argentinas apresentou danos na região do motor após um impacto compatível com peça de drone. O Cenipa classificou a ocorrência como incidente aeronáutico.

Uma aeronave da Aerolíneas Argentinas, que operava o voo AR-1268 entre Buenos Aires e o Rio de Janeiro, sofreu danos na região do motor após um impacto identificado pela equipe de manutenção da companhia depois do pouso no Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão.

Segundo a concessionária RIOgaleão, o registro da ocorrência ocorreu em 1º de junho, mas o caso só foi divulgado publicamente neste fim de semana. Durante a inspeção da aeronave, foi encontrado um fragmento compatível com uma peça de drone.

Até o momento, não foi possível determinar em que fase do voo aconteceu o impacto. A concessionária informou que, na data da ocorrência, não havia operações de drones autorizadas na área do aeroporto.

Caso foi comunicado ao Cenipa

A ocorrência foi comunicada ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão vinculado à Força Aérea Brasileira (FAB).

De acordo com o Cenipa, o incidente não provocou intercorrências durante o procedimento de pouso nem causou danos a terceiros. Após a análise técnica das informações disponíveis, o órgão classificou o episódio como incidente aeronáutico.

Em nota, o Cenipa informou que a ocorrência não será objeto de investigação e, por esse motivo, não haverá emissão de relatório final.

No Brasil, a operação de drones depende de autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), conforme a regulamentação vigente.

Google Notícias
Siga o CenárioMT

Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.