Corrida Sesc Homens do Fogo: retirada dos kits começa hoje (21)

corrida sesc homens do fogo

A 36ª edição da Corrida Sesc Homens do Fogo, um dos eventos esportivos mais tradicionais de Mato Grosso, promete movimentar as ruas de Várzea Grande no próximo domingo, 24 de novembro. A retirada dos kits pelos participantes começa nesta quinta-feira (21). Organizada pelo Serviço Social do Comércio em Mato Grosso (Sesc-MT), pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado (CBM-MT) e pela Associação Mato-grossense de Atenção ao Diabético (Amad), a corrida é realizada em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, comemorado em 14 de novembro.

O evento, que já se consolidou como referência no calendário esportivo local, terá largada às 6h20 para participantes com deficiência (PCDs) e às 6h30 para a categoria Geral, na Alameda Júlio Müller, em frente à Diretoria de Administração Institucional do CBM-MT.

Os kits dos participantes, compostos por camiseta, sacochila, número de peito e chip de cronometragem descartável, poderão ser retirados nos dias 21, 22 e 23 de novembro, no Espaço Climatizado do Sesc Arsenal, das 12h às 20h. Para a retirada, é necessário apresentar o comprovante de inscrição, um documento com foto e doar 2 kg de alimentos não perecíveis, exceto sal, dentro do prazo de validade.

Os alimentos arrecadados serão destinados ao programa Sesc Mesa Brasil, que redistribui doações para instituições sociais que atendem famílias em situação de vulnerabilidade.

Esporte, saúde e solidariedade em evidência

Para o presidente do Sistema Comércio de Mato Grosso, José Wenceslau de Souza Júnior, a corrida é mais do que um evento esportivo: é uma oportunidade de promover saúde, união e ajudar quem mais precisa.

“É com grande satisfação que celebramos mais uma edição da Corrida Sesc Homens do Fogo, uma tradição que une esporte, saúde, solidariedade e a comunidade mato-grossense. A cada ano, esta corrida demonstra o quanto podemos transformar vidas através da prática esportiva e da doação de alimentos. Agradeço a todos os envolvidos por fazerem deste evento um sucesso e por contribuírem para um futuro mais justo e próspero para o nosso estado”, declarou.

Além de promover a prática esportiva, a corrida destaca-se pelo enfoque na conscientização sobre a diabetes, como explica o endocrinologista Marcelo Maia, membro da diretoria da Amad.

“No dia 14 de novembro, comemoramos o Dia Mundial de Combate à Diabetes, que tem se tornado uma das doenças crônicas mais prevalentes na população mundial, relacionada principalmente à obesidade, devido aos hábitos alimentares e ao sedentarismo. E a Corrida Sesc Homens do Fogo é um evento para divulgar a atividade física como forma de prevenção e tratamento da diabetes e, com isso, reduzir o uso de medicamentos”, ressaltou.

Corrida acessível e premiação inclusiva

A parceria entre o CBM-MT e o Sesc-MT é fundamental para a realização do evento, como destacou o tenente-coronel Heitor Fernandes da Luz, comandante do 1º Comando Regional de Bombeiros Militar.

“Nós não visamos lucros com a corrida. Muito pelo contrário. A ideia é fazer por um custo bem barato para a população e, isso só é possível com a parte do apoio do Sesc. Dessa forma, conseguimos fazer uma corrida acessível, com um valor de inscrição muito mais em conta que a média das outras corridas e, ainda assim, ter uma premiação em dinheiro. Enfim, essa parceria é essencial e esperamos que perdure por vários anos, crescendo a cada evento”, afirmou.

Todos os participantes receberão medalhas, e os três primeiros colocados das categorias Geral e Segurança Pública, tanto no masculino quanto no feminino, serão premiados com troféus e prêmios em dinheiro. Os vencedores das faixas etárias também receberão troféus. No momento da premiação, os atletas deverão estar usando a camiseta oficial da corrida.

Combinando esporte, solidariedade e conscientização sobre a saúde, a Corrida Sesc Homens do Fogo reafirma sua importância como uma celebração que beneficia tanto os participantes quanto a sociedade como um todo.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.