O Governo do Estado e a Prefeitura de Santa Rita do Trivelato (356 km de Cuiabá) estão implantando bueiros metálicos para substituir a ponte de madeira sobre o rio Beija Flor, na rodovia MT-140. A mudança vai facilitar o tráfego de veículos pesados na rodovia, que é uma importante rota de escoamento da produção agrícola da região.
De acordo com o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, a ponte apresentava constantes problemas, em decorrência do tráfego intenso de carretas, para o escoamento dos produtos locais. Isso exigia manutenção frequente, especialmente no período chuvoso, por se tratar de ponte de madeira.
Com a parceria, a Secretaria de Infraestrutura repassou um corpo de bueiro triplo metálico, com 30 metros linear cada linha, para a prefeitura, que é a responsável por executar a obra de substituição da ponte.
“A ponte de madeira estava situada numa área de serra e as carretas têm problema ao subir, no período chuvoso. E com essa parceria, após a obra finalizada, acaba com esse problema, pois vai facilitar uma passagem plana sobre o rio. Os bueiros já foram montados e assentados e agora está na fase implantação, para posterior realizar o aterramento”, disse Marcelo de Oliveira.
Para o prefeito de Santa Rita do Trivelato, Egon Hoepers, a troca de ponte por bueiros garante a execução de um trabalho mais rápido e mais eficiente. Além disso, vai possibilitar mais durabilidade e economia para manutenção da estrutura.
“Os tubos de aço, em substituição às pontes de madeira são uma solução que vem dando certo aqui na região. A prefeitura já realizou diversas trocas de pontes em nossas estradas vicinais municipais, de ponte por tubo, e vem dando certo. É mais durabilidade e economia”, concluiu. (Com informações da Prefeitura de Santa Rita do Trivelato)