Com aumento de casos, vacina de novo tipo de meningite passa a fazer parte do calendário

Fonte: OLHAR DIRETO

Foto: Reprodução

Uma nova vacina passa a fazer parte do calendário anual do Sistema Único de Saúde (SUS) para adolescentes de 11 e 12 anos a partir deste mês de abril: a Meningo ACWY, que protege contra a meningite Menincocócita e infecções generalizadas.

De acordo com a assessoria da Prefeitura de Cuiabá, a disponibilização destas doses considerou o aumento de caso da meningite tipo W. O coordenador de Programas Estratégicos de Cuiabá, Wellington Assunção, explica que, na prática, o SUS oferecia a vacina contra meningite C, mas essa nova vacina deverá substituí-la, cobrindo, além desta, mais dois tipos de sorologia a W e a ACWY. Estas últimas, compreendem a forma mais grave da doença, especialmente nesta faixa etária.

[Continua depois da Publicidade]

“O Ministério da Saúde considerou os estudos que apontaram um aumento dos casos da Meningite tipo W nos adolescentes. A maioria dos acometidos desenvolveu a Meningite meningocócica que é uma forma grave de meningite bacteriana, altamente contagiosa, causada pela bactéria Neisseria meningitidis, também conhecida como meningococo. Por essa razão, optou-se pelo reforço”, explicou.

As vacinas podem custar R$400 cada dose, mas com a liberação das doses de rotina, que estavam paralisadas sob determinação do Ministério da Saúde, elas estarão à disposição da população cuiabana em todos os postos de saúde (exceto os que estão em reforma).

[Continua depois da Publicidade]

A exemplo das demais doses que fazem parte do calendário de rotina, o reforço contra meningite estará à disposição o ano todo, não necessitando imediato comparecimento nas unidades de saúde apenas para este fim.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]