Índice de chuva em janeiro é menor que média de 30 anos em Cuiabá e Várzea Grande

Fonte: G1 MT

1 52
Foto: Reprodução/TVCA

O volume de chuva registrado em janeiro ficou abaixo da média dos últimos 30 anos, na região metropolitana, segundo o 9º Distrito de Meteorologia. No mês passado foram registrados 192,5 milímetros de chuva, enquanto que é a média é 209,9 milímetros.

De acordo com o professor e pesquisador da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a ocorrência do fenômeno conhecido como El Niño, no ano passado, acarretou a baixa incidência de chuva em todo o estado.

Ainda segundo ele, as altas temperaturas registradas desde setembro do ano passado também são resultado do El Niño.

O professor explica ainda, que comum o fenômeno ocorrer de quatro em quatro anos, aproximadamente. Diante deste levantamento, segundo ele, é preciso desenvolver ações de preservação do meio ambiente para que os seres humanos sintam menos os efeitos desse tipo de fenômeno.

Sou Dayelle Ribeiro, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho diariamente as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!