MT é 2º em número de focos de queimadas nos últimos 5 anos e só fica atrás do PA, diz Inpe

Fonte: G1 MT

Mato Grosso ocupa o segundo lugar da lista em número de focos de queimadas registrados nos últimos cinco anos, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Entre janeiro de 2014 e dezembro de 2018, os satélites registraram aproximadamente 127 mil focos de calor no estado.

Neste ano, foram detectados quase 18 mil focos, 42% menos que em 2017, quando houve quase 31 mil registros de queimadas. Em 2016 e 2015, o número de focos foi praticamente o mesmo, em torno de 27 mil registros. Já em 2014, foram identificados 24 mil focos.

[Continua depois da Publicidade]

O primeiro do ranking é o Pará, com 173,6 mil focos registrados nos últimos cinco anos.

Ainda segundo o levantamento, Mato Grosso registrou 1.756 focos de incêndio nos últimos cinco meses.

[Continua depois da Publicidade]

Colniza é o município do estado com maior número de queimadas. Foram quase 16 mil focos detectados pelo satélite nos últimos cinco anos.

Mato Grosso e Maranhão mantêm patamares semelhantes em número de focos, nos últimos cinco anos. No entanto, o gráfico, que apresenta os dados de 2018, aponta uma diferença entre os dois estados, sendo que Maranhão tem menor registro de focos.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]