CPMI antecipa depoimento de banqueiro sobre contratos do INSS

Comissão remarcou para segunda-feira o depoimento do dono do Banco Master, investigado por contratos de empréstimos consignados com indícios de irregularidades.

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS antecipou para a próxima segunda-feira (23), às 16h, o depoimento do empresário Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (19) pelo presidente do colegiado, senador Carlos Viana (Podemos-MG).

O objetivo da oitiva é esclarecer questões relacionadas a contratos de empréstimos consignados firmados com aposentados e pensionistas. Parte dessas operações foi suspensa pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) após a identificação de inconsistências, incluindo a ausência de comprovação da autorização dos beneficiários.

Inicialmente marcado para o dia 26, o depoimento foi antecipado para dar prioridade aos trabalhos da comissão. Segundo o presidente da CPMI, as investigações seguirão com celeridade, responsabilidade e foco na apuração dos fatos, buscando afastar interferências políticas.

No início do mês, a comissão ouviu o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, que detalhou os motivos para a não renovação do acordo de cooperação com o Banco Master. De acordo com ele, dos 324 mil contratos de crédito analisados, 251 mil não apresentavam a documentação exigida.

O dirigente afirmou que a decisão também considerou o elevado número de reclamações de segurados. Segundo seu relato, ao solicitar a apresentação dos contratos não registrados no sistema, foram encontradas falhas relevantes.

Entre as irregularidades apontadas estavam a ausência de informações essenciais, como valor do empréstimo, taxas de juros e custo efetivo total. Além disso, as assinaturas eletrônicas não contavam com mecanismos de validação que permitissem confirmar a identidade do segurado.

A CPMI continua a apurar possíveis falhas nos processos de concessão de crédito consignado e eventuais responsabilidades das instituições envolvidas.

Google Notícias
Siga o CenárioMT

Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.