O mês de fevereiro é marcado por duas campanhas fundamentais: o Fevereiro Laranja e o Fevereiro Roxo. A primeira busca conscientizar a população sobre a leucemia. A segunda lança luz sobre doenças como o Alzheimer, a fibromialgia e o lúpus, doenças para as quais ainda não se tem uma cura, mas há cuidado e tratamento qualificado no Sistema Único de Saúde (SUS). As cores, segundo o Ministério da Saúde (MS), têm significados importantes, pois remetem aos sentidos de alerta, cuidado e conscientização.
Em apoio às campanhas, a Plataforma IdeiaSUS Fiocruz realça algumas experiências bem-sucedidas em prática no SUS, como uma receita de sucesso de cuidado à saúde de pessoas com lúpus, uma experiência exitosa de conhecimento sobre o Alzheimer, um programa humanizador de fibromialgia, a prática de atividades físicas na terceira idade e a aplicação das práticas integrativas e complementares no apoio à saúde do idoso.
Para conhecer com detalhes cada uma dessas práticas, que fazem parte de um dos maiores bancos de experiências do SUS, com mais de 3 mil práticas, inovações e soluções, basta clicar sobre o título de cada uma destacada abaixo. É possível, também, fazer parte da Plataforma IdeiaSUS Fiocruz, publicando e compartilhando sua experiência. Basta fazer registro, criando senha e login, e preenchando os campos indicados. Em seguida, a equipe IdeiaSUS avaliará o conteúdo para a publicação e você receberá informes sobre andamento do processo de publicação.
Por: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)