Mitos e verdades sobre a água de coco

Fonte: CENÁRIOMT

Mitos e verdades sobre a água de coco
Mitos e verdades sobre a água de coco

A água de coco ( não confundir com leite de coco ou óleo de coco ) entra na lista de novidades que proliferaram nas gôndolas dos supermercados nos últimos anos. O principal gancho deste tipo de produtos menos comuns na nossa alimentação é que são super saudáveis ​​mas… a água de coco é mesmo tão saudável como dizem? Existem estudos científicos que demonstrem seus benefícios?

A água de coco é extraída desta fruta quando ela está verde, especificamente quando ela está com apenas 6 ou 7 meses na palmeira.

Nessa época, a água representa 95% do peso da fruta e podem ser extraídos cerca de 250 ml de líquido .

À medida que o coco amadurece, a água é absorvida pela polpa do fruto e passa a fazer parte de sua polpa. É por isso que há pouca água em um coco pronto para comer.

BENEFÍCIOS DA ÁGUA DE COCO

Beber água de coco vai te ajudar a repor mais minerais do que se você simplesmente beber água mineral.
Beber água de coco vai te ajudar a repor mais minerais do que se você simplesmente beber água mineral.

Quando extraído do coco verde, é praticamente transparente (com a maturação adquire uma tonalidade esbranquiçada) e apresenta as seguintes características:

  • Fornece 50 quilocalorias por 250 ml.
  • Contém minerais como sódio, potássio, magnésio, manganês ou cálcio.
  • Também fornece vitamina C.
  • Vindo de uma fruta, contém açúcares como frutose e glicose.
  • Inclui uma certa proporção de fibra.

ÁGUA DE COCO É BOA DEPOIS DO TREINO?

É uma das virtudes atribuídas à água de coco. E tudo por causa de seu conteúdo mineral, que supostamente ajuda a recuperar todos os eletrólitos perdidos com o suor durante o exercício intenso. Beber água de coco vai te ajudar a repor mais minerais do que se você simplesmente beber água mineral.

Mas também é verdade que não podemos compará-la com um isotônico especialmente estudado e formulado para repor com eficiência aqueles minerais e açúcares perdidos com a atividade física.

OUTRAS VIRTUDES DO COCO QUESTIONADAS

Foram realizados estudos em camundongos que mostram que melhora o perfil lipídico porque reduz o colesterol ruim (LDL) e os triglicerídeos, e aumenta o bom.

Os resultados destes estudos em humanos não podem ser extrapolados para dizer que melhora a saúde do coração. Se extrapolarmos a quantidade que os ratos nas experiências ingeriram, teríamos que beber 4 litros de água de coco por dia, uma ingestão improvável, e também não se sabe que efeito isso causaria em humanos. Portanto, toda essa informação deve ser tomada com um grão de sal.

O mesmo acontece com as vozes que garantem que ajuda a controlar o açúcar no sangue. Não há pesquisas suficientes sobre a água de coco para tirar essas conclusões.

Outro de seus supostos pontos fortes é seu poder antioxidante devido ao seu teor de vitamina C, mas, nesse sentido, existem muitas outras frutas que contêm mais vitamina C do que o coco.

ÁGUA DE COCO COMO SODA

O que não se pode negar à água de coco são seus benefícios como um refresco saudável para se hidratar. Claro, desde que você escolha sem adição de açúcar , porque no supermercado existem versões adoçadas. Mas se você escolher natural:

É uma opção perfeita em comparação com uma bebida à base de cola ou mesmo um suco (mesmo que seja natural) se você sair para tomar uma bebida porque seu teor de açúcar é menor. Para preparar um suco de laranja são necessários 3 pedaços de fruta, com os quais a contribuição de glicose e frutose é maior.

Pode até fazer parte de uma dieta de controle de peso. Dr. Costa garante que as 50 quilocalorias fornecidas por um copo de água de coco não representam um aumento substancial na ingestão calórica diária.

Se você sofre de azia, é uma boa alternativa aos sucos cítricos ou refrigerantes. Os primeiros aumentam ainda mais a acidez e os refrigerantes favorecem o refluxo gastroesofágico.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.