Os projetos para a educação especial de Lucas do Rio Verde têm chamado a atenção de outras cidades. Na última semana, uma comitiva de Campo Novo do Parecis foi recepcionada no município luverdense. O objetivo foi conhecer de perto as ações desenvolvidas nesta área, a fim de levar novas e exitosas experiências e conhecimento.
Uma das ações apresentadas aos visitantes foi o Programa Anjos da Escola, que oferece oportunidade de igualdade para todos os estudantes com atendimentos especializados a alunos que precisam de atenção ou serviço especial. Atualmente, a equipe é formada por profissionais, como assistentes sociais, psicólogos, nutricionista e fonoaudiólogo, preparados para identificar crianças e adultos que têm alguma dificuldade biopsicossocial que possa comprometer o aprendizado.
“Nós recebemos a equipe de Campo Novo do Parecis, que veio conhecer como a Secretaria de Educação organiza e desempenha as atividades na área da educação especial. Eles puderam conversar sobre a parte de formação continuada, com a coordenadora Cris, que é assessora da educação especial, junto com o Valdir, que é responsável pela formação em geral, e também com a Andréia, nossa coordenadora dos Anjos da Escola”, explica a secretária de Educação de Lucas do Rio Verde, Elaine Benetti Lovatel.
Como o Anjos da Escola era o foco principal da visita, a comitiva foi encaminhada para a sede do programa e lá pode conhecer o espaço de trabalho e a equipe para uma troca de informações.
“A visita técnica foi enriquecedora, tivemos a oportunidade de conhecer o Centro de Formação, o departamento da educação especial e todos os programas realizados na educação inclusiva. Viemos em busca de experiências exitosas para fortalecer nossas práticas pedagógicas e implementar nosso núcleo de atendimento multiprofissional educacional. Fomos muito bem recebidos e voltamos para casa fortalecidos, com a bagagem cheia de novas possibilidades que irão contribuir positivamente na melhoria da qualidade da educação do nosso município”, comenta a secretária de Educação de Campo Novo do Parecis, Silvana Paiva.
“Esperamos ter contribuído para que eles levem um pouquinho do nosso modelo para lá. Eles saíram muito entusiasmados com o que viram. Esse é o reconhecimento do diferencial que Lucas do Rio Verde, que a Gestão Municipal, vem desempenhando para um melhor atendimento das crianças com algum tipo de deficiência ou transtorno. E que as nossas experiências exitosas cheguem ainda mais longe”, finaliza a secretária Elaine.