Os secadores de unhas são perigosos? Saiba mais sobre isso

Fonte: CENÁRIOMT

Os secadores de unhas são perigosos? Saiba mais sobre isso
Os secadores de unhas são perigosos? Saiba mais sobre isso FOTO:REPRODUÇÃO

Os secadores de unhas são perigosos?  As cabines de bronzeamento UVA foram questionadas em vários estudos médicos. A Organização Mundial da Saúde desaconselhou-os devido ao risco de causarem câncer . No entanto, há poucas informações sobre secadores de esmaltes , que também utilizam raios ultravioleta .

Um grupo de pesquisadores da Universidade da Califórnia e da Universidade de Pittsburgh (Estados Unidos) realizou um estudo de laboratório para analisar os efeitos desses secadores de unhas e descobriu que seu uso frequente também pode ser questionável .

OS SECADORES DE UNHAS SÃO PREJUDICIAIS?

Os secadores de unhas de luz ultravioleta que normalmente são usados ​​em manicures semipermanentes não são comparáveis ​​às cabines de raios UVA. Além do tamanho obviamente diferente, os secadores de unhas usam uma luz ultravioleta diferente para secar rapidamente o esmalte ou gel que foi aplicado para embelezar suas unhas.

As lâmpadas desses secadores são menos intensas e têm um espectro diferente de luz ultravioleta . Apesar disso, esses raios também podem penetrar profundamente nas células da pele de nossas mãos.

Diante dessas evidências, em 2020 foi realizado um estudo populacional para calibrar o risco de câncer em pessoas com menos de 40 anos que frequentavam manicures com frequência e nenhuma relação foi encontrada . Não houve mais casos de tumores pelo uso desses secadores de unhas. No entanto, este novo estudo , que analisa os efeitos do raio no nível molecular , não está tão convencido de que seja inofensivo.

” Esses secadores são marcados como seguros, mas não sabemos de ninguém até agora que os tenha estudado e como eles afetam as células humanas “, explicou o professor de medicina molecular Ludmil Alexandrov , principal autor desta pesquisa.

COMO OS RAIOS UV AFETAM A PELE

O que os pesquisadores descobriram é que a luz ultravioleta desses secadores pode danificar o DNA das células humanas. Uma placa com células foi colocada sob uma dessas lâmpadas ultravioleta em duas sessões de 20 minutos :

  • Quando a placa foi examinada novamente, entre 20% e 30% das células haviam morrido .
  • Quando repetido três dias seguidos, 70% das células morreram .

Isso é duas vezes mais longo do que em uma exposição real. Na hora de fazer as unhas, você não gasta mais de dez minutos secando as unhas . Nesse sentido, o experimento foi um caso extremo. O que mais preocupa os cientistas é que as células que sobreviveram aos raios mostraram sinais de danos e mutações no DNA , representando um risco de câncer.

“ Vimos várias coisas. Vimos que o DNA fica danificado e que parte desse dano não é reparado com o tempo e leva a mutações no DNA após cada exposição ao secador ”, disse o professor Alexandrov.

O PRÓXIMO PASSO: MAIS ESTUDOS

Não há evidências de que esses secadores aumentem o risco de câncer , mas é um sinal de alerta. Não está claro quantas vezes as unhas teriam que ser secas com esses dispositivos para que houvesse risco.

O professor Alexandrov é o primeiro a admitir que são necessários estudos de longo prazo para avaliar o risco real dos secadores de unhas.

Apesar de estudos anteriores negarem uma ligação entre secadores de cabelo e câncer, “ observamos uma série de relatos em revistas médicas que relataram casos de pessoas que faziam manicure com frequência, como participantes de concursos, que desenvolveram câncer nos dedos , muito raro ”. Daí o interesse em investigá-lo.

USE SECADORES DE UNHAS COM MENOS FREQUÊNCIA

O problema agora é que esses novos estudos que são necessários não serão da noite para o dia. ” É provável que esses estudos demorem pelo menos uma década para serem concluídos e divulgados ao público “, admitem no estudo.

Por isso, outra das autoras, a assistente de pós-doutorado Maria Zhivagui , foi mais contundente. Ela comentou em um artigo no site da Universidade de San Diego que havia parado de usar esses secadores: ” Assim que vi os efeitos nas células com apenas 20 minutos de exposição, fiquei surpresa .”

O professor Zhivagui acredita que o risco potencial supera os benefícios . Isso não significa que você tenha que parar de usar esses secadores. Apenas esteja ciente de que eles não parecem tão inócuos e que esse sistema não deve ser abusado.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.