Os membros da família começaram a se reunir em Balmoral, na Escócia, após o Palácio de Buckingham divulgar, nesta quinta-feira (8), um comunicado dizendo que a rainha Elizabeth 2ª está sob supervisão médica e que os médicos estão “preocupados” com a saúde da monarca, de 96 anos.
O príncipe Charles e a Camilla Parker Bowles já estão com a rainha. Segundo a imprensa britânica, os outros filhos de Elizabeth 2ª, Anne, Andrew e Edward, também foram chamados e já estão no local.
O príncipe William e Kate Middleton e Harry estão a caminho para encontrar a avó. Inicialmente foi informado que Meghan Marklen também se juntaria aos demais membros da família real, mas um porta-voz negou que ela estaria a caminho.
O comunicado sobre a saúde da rainha foi publicado depois que Elizabeth 2ª saiu de um de seus compromissos, na quarta-feira (7), com a recomendação médica de descansar.
Na última terça-feira (6), Elizabeth 2ª nomeou a nova primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss. Devido a problemas de mobilidade da rainha, essa foi a primeira vez que o encontro com a pessoa escolhida para liderar o Parlamento não aconteceu em Londres.
A primeira-ministra Liz Truss disse que “todo o país” estaria “profundamente preocupado” com a notícia.
O ex-primeiro-ministro trabalhista Tony Blair disse estar “profundamente preocupado” com a condição da rainha.