Indígenas ocupam Dsei em MT e cobram saída de coordenadora ao alegarem mal atendimento de saúde

Fonte: G1 MT

Foto: Semana 7

Índias da etnia Xavante ocuparam a sede do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei), em Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá, nessa sexta-feira (25). As mulheres cobram a saída da coordenadora da unidade ao reclamaram do atendimento de saúde precário aos indígenas.

As manifestantes são moradoras da terra indígena de São Marcos, localizada no município. Após, a ocupação do Dsei, elas teriam feito uma caminhada até a sede do Ministério Público Federal (MPF), em sinal de protesto. Elas teriam obrigado a coordenadora a acompanhá-las até o MPF.

As indígenas reclamam que não há atendimento nas aldeias e que, quando precisam de hospitais, são discriminadas. A nova coordenadora tomou posse no órgão há cerca de três meses.

Outra ocupação

Essa não é primeira vez que indígenas reivindicam atendimentos na saúde e ocupam a sede do Dsei.

Em janeiro deste ano, um grupo de índios esteve no local e também cobrou melhoria no atendimento às aldeias. Na época, eles cobraram a saída do então coordenador da unidade.

A Fundação Nacional do Índio e o MPF não se manifestaram sobre o assunto.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]