Índios fotografam cotidiano em aldeia e fotos são expostas em museu de Mato Grosso

Fonte: G1 MT

1 137
Foto: Divino Tserewahú/ Xavante Sangradouro

Um grupo de índios Xavante realizou uma sequência de fotos mostrando o dia a dia deles em aldeias de Mato Grosso. A exposição ‘Modos de Ver’ está aberta ao público no Museu de História Natural do Araguaia (MuHNA) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus do Araguaia, em Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá.

As fotos foram expostas no local nessa quarta-feira (8) e permanecem até o dia 17 deste mês.

A exposição está aberta ao público nas terças, quintas e sextas-feiras.

Segundo a UFMT, as fotos fazem parte das atividades promovidas pela 1° Semana de Ciência e Tecnologia do Araguaia, com o tema ‘Ciência para redução das desigualdades’.

O evento tem por objetivo mostrar a cultura indígena com o olhar do próprio índio, da forma que eles enxergam a realidade, sem a intervenção de outras pessoas.

A diretora do museu, Márcia Pascotto, ressaltou que o museu retrata a história e a cultura do Araguaia e, por isso, é importante mostrar a cultura dos primeiros habitantes da região.

Além da exposição, a partir de segunda-feira (13), alunos de escolas do ensino fundamental e médio também poderão participar de rodas de debates sobre o tema com convidados especialistas no assunto.

 

Sou Dayelle Ribeiro, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho diariamente as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!