Fim de semana em Mato Grosso deve ser chuvoso e com temperatura amena

Fonte: OLHAR DIRETO

1 191
Foto: Amanda Teodoro/ G1

O fim de semana em Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, deve ser chuvoso e de temperatura amena, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

De acordo o Inpe, nesta sexta-feira (16), o tempo permanecerá parcialmente nublado e os termômetros devem registrar mínima de 24°C e máxima de 33°C na capital. A umidade relativa do ar deve ser de 71%.

Já no sábado (17) e domingo (18), a possibilidade de pancadas de chuva é de 80%, segundo o Inpe.

Segundo o 9º Distrito de Meteorologia de Mato Grosso, nessa quinta-feira (15), o volume de chuva na capital foi referente a 75,3 milímetros, sendo a maior média no mês de novembro.

Em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, a temperatura pode chegar a 20°C no fim de semana.

Nos municípios de Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra, as temperaturas mínimas devem variar entre 21°C e 23°C, e a previsão é de pancadas de chuva durante toda a semana.

A primavera que deve seguir até o dia 21 de dezembro e, nesse período, aumenta os casos de problemas respiratórios, por causa do excesso de pólen liberado pelas flores, típico nesta estação, que aumenta o número de crises ao entrar contato com a mucosa respiratória, provocando a rinite alérgica, entre outros problemas.

Alguns cuidados, como lavar o nariz com soro fisiológico, usar óculos para evitar conjuntivite, evitar tapetes, carpetes e cortinas, deixar as janelas do quarto fechadas e diminuir o uso de produtos químicos de limpeza, podem ajudar a prevenir as doenças respiratórias da primavera.

Sou Dayelle Ribeiro, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho diariamente as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!