Com a possibilidade de impressão do Licenciamento Anual do veículo de forma on-line, mais de 2 milhões de proprietários de veículos não precisam procurar nenhuma unidade do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) para obter o documento.
Desde junho deste ano, o conhecido “verdinho” não está mais sendo impresso em papel moeda pelo Detran-MT, sendo disponível apenas a opção de impressão no formato de papel A4.
Para o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, disponibilizar o Licenciamento para impressão on-line foi um grande avanço no processo de modernização e desburocratização da Autarquia no Estado.
“A emissão do Licenciamento é um dos serviços mais procurados de forma presencial, representando 45% da demanda da Diretoria de Veículos. Com a possibilidade de imprimir o documento pelo site do Detran, diminuímos a burocracia e melhoramos a eficiência do Estado no acesso ao serviço pelos proprietários de veículos”, ressaltou.
Uma das vantagens da impressão do documento em papel A4 é que não será mais necessário pedir a segunda via do Licenciamento caso o proprietário do veículo tenha sofrido extravio, furto ou roubo do documento. É só imprimir a segunda via em qualquer lugar com acesso à internet e impressora, sem custos adicionais.
Quanto ao valor jurídico, a autenticidade e segurança do novo modelo do documento está garantida por meio de QR Code, ligado à base nacional de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
Ou seja, ao ser parado em alguma fiscalização de trânsito o cidadão pode apresentar o documento com tranquilidade. O agente de trânsito irá checar a veracidade do documento pelo QR Code.
Como imprimir o Licenciamento
O proprietário do veículo, após quitar todos os débitos (IPVA, Taxa de Licenciamento, Seguro DPVAT, dívida ativa e possíveis multas), deve acessar o site do Detran-MT (www.detran.mt.gov.br) e digitar os dados do veículo, como placa e Renavam, na opção “Consulte Seu Veículo”.
Na sequência, vai abrir uma página contendo todas as informações do veículo e a opção “Clique Aqui para Imprimir o CRLV Digital”. Ao clicar, o modelo para impressão A4 irá aparecer na tela para impressão. O procedimento pode ser feito em qualquer lugar em que o cidadão tiver acesso à internet e impressora.
Calendário 2021
Como forma de dar um “fôlego” a mais aos cidadãos em razão dos impactos econômicos causados pela pandemia da COVID-19, o Governo do Estado prorrogou, para o mês de março, o início do calendário de pagamento do Licenciamento Anual do veículo referente ao exercício 2021.
A medida leva em consideração o Decreto Estadual nº 755, de 15 de dezembro de 2020 que, em caráter excepcional, ajusta o calendário de vencimento do IPVA do ano que vem.
Portanto, para o ano de 2021, o Licenciamento ficará com os seguintes vencimentos: placas finais 1, 2 e 3 vencerão em março; final 4, em abril; final 5 vencerá em maio e final 6 será em junho. Placa final 7 vencimento em julho, final 8 em agosto, final 9 em setembro e 0 em outubro.
Veja na tabela: