Indígenas de sete aldeias de Mato Grosso recebem 102 títulos eleitorais

Fonte: G1 MT

Foto: Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE)/Assessoria

Indígenas de sete aldeias de Mato Grosso receberam 102 títulos eleitorais nessa sexta-feira (27). A entrega foi feita pela Justiça Eleitoral de Mato Grosso na região de São Félix do Araguaia, a 1.159 km de Cuiabá.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), os servidores distribuíram os títulos na Aldeia Capivara.

[Continua depois da Publicidade]

Os documentos entregues pertencem aos eleitores que residem nas aldeias de Paksamba, Pequizal, Alto da Glória, Capivara, Paranavaí, Diauarum e Kamicap, todas em São Feliz do Araguaia.

Com a entrega dos títulos, a Justiça Eleitoral conclui um trabalho que teve início em abril deste ano, quando realizou um mutirão de atendimento na Aldeia Capivara, da etnia Kayabi, Parque Indígena do Xingu.

[Continua depois da Publicidade]

Na ocasião, para chegar até a comunidade indígena, os servidores utilizaram-se de transporte fluvial (3 a 5 horas de navegação), partindo do ponto isolado na Terra indígena Kapoto Jarina. O tempo total de viagem, incluindo estrada e parte fluvial, foi de aproximadamente 30 horas.

Segundo o TRE, foi a primeira vez que a Justiça Eleitoral realizou esse trabalho na região extremamente isolada.

A 15ª Zona Eleitoral contempla, além São Félix do Araguaia, os municípios de Alto Boa Vista, Luciara e Novo Santo Antônio, sendo responsável por quase 15 mil eleitores.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]