Cerca de mil bolsas de pós-graduação da UFMT são cortadas após bloqueio de 30% no orçamento

Fonte: G1 MT

Universidade Federal de Mato Grosso revoga bônus de 15% no Sisu após decisão do STF
Universidade Federal de Mato Grosso revoga bônus de 15% no Sisu após decisão do STF (Foto: Mateus Hidalgo)

Um levantamento prévio realizado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) apontou que, pelo menos, mil bolsas de pós-graduação geridas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) foram cortadas após o bloqueio de 30% no orçamento da instituição.

A suspensão no concessão das bolsas é apontado pela reitora Myrian Serra como reflexo do corte de gastos decretado pelo governo federal.

[Continua depois da Publicidade]

A decisão impede que novos candidatos recebam bolsas que tinham verba já liberadas e previstas para 2019. Segundo a Capes, o bloqueio não atinge estudantes cujos mestrados e doutorados estão em andamento.

O valor mensal por estudante é de R$ 1,5 mil no mestrado e R$ 2,2 mil no doutorado.

[Continua depois da Publicidade]

Para receber a bolsa, os pós-graduandos não podem ter vínculos empregatícios, tendo em vista a integralidade dos cursos. Na UFMT, a aulas da pós-graduação tiveram início em março.

“As pessoas que entraram para a pós-graduação estavam na expectativa de ter uma bolsa e agora não vão ter mais. A lógica é perversa, porque se oferece as vagas com a garantia da bolsa e quando o aluno chega não tem. Isso vai gerar um impacto muito grande”, afirmou Myrian Serra.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]