ANTT moderniza pagamento do Vale-Pedágio Obrigatório a partir de 2025

Medida é válida para todas as concessionárias do país e não altera a cobrança para motoristas comuns

Fonte: Assessoria/Raquel Ferreira

manifesto praca de pedagio BR 163 152
Foto: CenárioMT

Entra em vigência a partir de 1º de janeiro de 2025, próxima quarta-feira, a modernização no sistema de pagamento do Vale-Pedágio Obrigatório implementada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), por meio da Resolução nº 6.024, de 3 de agosto de 2023.  Transportadores e embarcadores devem se adequar à nova modalidade de cobrança, garantindo a migração para o novo modelo.

Conforme a ANTT, os modelos tradicionais de Vale-Pedágio, como cartões e cupons, serão descontinuados. No entanto, cupons e cartões emitidos até 31 de dezembro de 2024 terão validade por 30 dias.

A ANTT reforça a importância da transição para o novo modelo eletrônico, que eliminará os meios de pagamento físicos. Os embarcadores e equiparados devem tomar as providências necessárias para a aquisição e implementação das TAGs até o prazo final de 31 de dezembro de 2024.

A adoção das TAGs eletrônicas traz vantagens para todo o sistema viário e de transporte, visto que se trata de uma operação mais rápidas e seguras, beneficiando os motoristas e as transportadoras.

Mais orientações pelo 0800 065 0163 (telefone ou WhatsApp) da Nova Rota do Oeste.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista | DRT: 0001781-MT