Farinha de arroz, aveia, açúcar, sal, azeite, casca de laranja… Com todos estes ingredientes, que certamente tens na cozinha, e se não tiveres, podes comprar facilmente, podes fazer esfoliantes naturais para cuidar da tua pele.
E é que esfoliar a pele é uma aposta segura, pois ao se livrar das células mortas, você fará com que qualquer produto funcione melhor e a pele ficará mais macia e limpa. É recomendável que você faça isso pelo menos uma vez por semana.
Quais são os esfoliantes naturais para a pele?
Existem 2 tipos de esfoliantes naturais:
- Os físicos, feitos com partículas: estes esfoliam a pele através de uma ação mecânica, permitindo uma melhor renovação celular.
- As chamadas químicas: atuam removendo as células mortas, estimulando a regeneração da pele, uniformizando o tom e reduzindo as manchas, e ainda favorecendo a produção de colágeno.
Dentro dos produtos químicos encontramos diferentes substâncias:
Alfa hidroxiácidos (AHA): o mais conhecido é o ácido glicólico, um ácido natural obtido principalmente da cana-de-açúcar.
Beta hidroxiácidos (BHA): o mais conhecido é o ácido salicílico, que vem da casca do salgueiro branco.
Em cosméticos naturais caseiros é mais comum o uso de esfoliantes físicos, pois é necessário ter conhecimento avançado sobre a formulação cosmética antes de manusear os produtos químicos.
Qualquer pele pode ser esfoliada?
Sim, todos os tipos de pele vão gostar de uma boa esfoliação para remover as células mortas. No entanto, nem todos aceitam qualquer produto. Segundo Moradell, existem esfoliantes indicados para as peles mais sensíveis. No caso dos produtos físicos para esfoliar a pele, a farinha e a argila são os mais indicados, pois têm uma ação esfoliante mínima, sem agredir esse tipo de pele.
Como fazer uma esfoliação natural?
Devemos selecionar os ingredientes mais adequados para a nossa pele ou os que temos na cozinha. Uma vez que os tenhamos, e como nos diz Victoria Moradell, devemos misturá-los e adicionar um pouco de água até obter uma textura agradável. Aplicar na pele húmida com suaves movimentos circulares e ascendentes durante um máximo de 30 segundos em cada área. Evite a área ao redor dos olhos. Enxágue com bastante água morna e aplique creme hidratante.
Aqui estão algumas ideias para o seu esfoliante caseiro.
Esfoliante com azeite e açúcar para pele seca
Esta mistura caseira é perfeita para remover as células mortas e para hidratar e nutrir a pele. Você pode usar tanto para o rosto quanto para o corpo. Para fazer esta máscara esfoliante, use duas colheres de sopa de açúcar para uma de óleo.
Esfoliante de aveia para peles sensíveis
Esta máscara é ideal se você tem pele sensível. Para prepará-lo, misture duas colheres de sopa de aveia (se não tiver, pode triturar os grãos) e acrescente uma colher de sopa de óleo de amêndoas. Este óleo, além de ser um poderoso hidratante, também ajuda a reduzir a inflamação.
Farinha de arroz e esfoliante de coco para pele madura
Com o passar do tempo, as necessidades da nossa pele mudam e com a idade, precisamos de hidratar mais e despigmentar para eliminar aquelas manchas que aparecem nos nossos aniversários. Esta mistura de farinha de arroz e óleo de coco derretido é perfeita para você. Misture duas colheres de sopa de farinha de arroz e uma de óleo.
Esfoliante de laranja e leite para manchas
Com esta mistura, sua pele parecerá mais jovem, pois você eliminará gradualmente aquelas manchas que tanto nos envelhecem. Para esta mistura você vai precisar de duas colheres de sopa de casca de laranja seca e polida e uma colher de sopa de leite animal ou de aveia.
Esfoliante de óleo de amêndoa e sal para hidratar o corpo
Esta mistura é boa para a pele do corpo. Tudo o que você precisa fazer é misturar duas colheres de sopa de sal mais uma de óleo de amêndoa. Aplicar na pele húmida e massajar suavemente e lavar com água abundante.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!