Se você sofre de dores nos ossos, músculos, tendões ou ligamentos, deve achar que, provavelmente, o campo responsável pelo tratamento de tais problemas é a ortopedia. Porém, esse pode ser um erro comum. Na verdade, o que você pode estar precisando é de uma consulta com um médico reumatologista.
Assim, veja hoje, 1 de setembro, quais são as características que definem e diferenciam um médico reumatologista de um ortopedista. Nesse sentido, confira as especialidades que ficam a cargo deste profissional e veta também as categorias de atendimento dele. Portanto, continue conosco para aprender mais!
Leia aqui: Chá para inflamação: como saber o ideal? Não perca as dicas de ouro
Quando você deve procurar um reumatologista? Confira!
O reumatologista é o médico especialista no tratamento de problemas de saúde, sejam eles inflamatórios ou crônicos, que estejam ligados ao sistema locomotor, como ossos, músculos, tendões e ligamentos. Dessa forma, tal profissional diagnostica e trata de doenças como artrite, tendinite, osteoartrose, gota, fibromialgia, entre outras.
Assim, a diferença entre ele e o ortopedista é que apenas este último realiza cirurgias. Além disso, o médico ortopedista avalia casos mais graves relacionados à ossatura do corpo e trata situações mecânicas como fraturas, luxações e rompimento de ligamentos.
Dessa forma, o reumatologista solicita exames e pode fazer indicações de medicamentos e terapias desde que os casos envolvidos não sejam de gravidade óssea e não necessitem de procedimentos cirúrgicos.
Os diferentes tipos de médicos reumatologistas
Reumatologista pediátrico
As doenças relacionadas ao sistema locomotor costumam afetar crianças de forma diferente do que acontece com os adultos. Por isso, o reumatologista pediátrico é especializado no atendimento a crianças e jovens de até 18 anos. Em geral, ele trabalha como uma equipe multidisciplinar, como psicólogos e fisioterapeutas, para garantir um tratamento adequado.
Reumatologista geriátrico
Assim como as crianças, os idosos também necessitam de uma avaliação especial, já que esta é a idade mais suscetível a doenças do sistema locomotor. Desse modo, o reumatologista geriátrico é especialista na saúde destes, proporcionando os melhores cuidados para cada caso.
Reumatologista farmacêutico
O médico reumatologista também pode atuar exclusivamente na indústria farmacêutica, na área de pesquisas de desenvolvimento e avaliação de medicamentos que sirvam para tratar os efeitos das doenças reumatológicas. Assim, ele acaba auxiliando na criação de novos medicamentos.
Portanto, esperamos que esta matéria tenha lhe ajudado a identificar as funções do médico reumatologista e que, assim, você possa cuidar melhor de sua saúde. Ademais, se você quer ficar ligado em mais temas sobre essa área, continue conosco e acompanhe o nosso blog!
Continue: Remédio para cólica menstrual, qual escolher? Veja os melhores métodos