A manchete pode parecer confusa para você, já que geralmente a gaveta da geladeira às vezes vem com ovo incluído; no entanto, por razões de temperatura, ao abrir e fechar o aparelho, os ovos podem ser colocados em mau estado. Embora se falarmos sobre segurança, o assunto possa variar.
Em relação aos ovos, tudo começa com uma boa conservação, mas às vezes podemos duvidar se os ovos que temos na geladeira ou fora ainda estão em boas condições ou se passaram da data. Então, como deve ser armazenado esse alimento? Qual a temperatura correta para seu armazenamento? Como saber se um ovo é fresco e se seu consumo é seguro?
Abaixo detalharemos o que os especialistas dizem.
Em artigo para o jornal The Sun, Vlatka Lake, especialista em conservação de alimentos, explicou a questão da temperatura e da geladeira. Em suas declarações, ele disse que os ovos são suscetíveis a mudanças de temperatura porque a porta da geladeira se abre e fecha constantemente ao cozinhar, até mesmo para procurar bebidas ou alguns doces. Isso faria com que os ovos que armazenamos apodrecem mais rapidamente.
Então, se a mudança repentina de temperatura estraga a condição dos ovos, qual é a temperatura ideal para sua conservação? A resposta foi dada pela Associação Espanhola das Indústrias de Ovos (Inovo) através de um guia, onde garante que estaria entre 1 e 10 ° C, e aconselha tê-los no ambiente em um local onde é constante, já que essa seria a maneira mais adequada de garantir a perfeita conservação de suas propriedades higiênicas.
Por outro lado, se você decidiu tê-los na geladeira, evite passar muito frio à temperatura ambiente; e se você já os tirou da geladeira, deve usá-los imediatamente, já que se um ovo frio for deixado à temperatura ambiente, ele pode “suor”, o que facilita o crescimento de bactérias que podem contaminá-lo, de acordo com os diretores da associação United Egg Producers.
“Os ovos armazenados em geladeiras, uma vez removidos, racharão o mais rápido possível, pois podem sofrer um fenômeno de condensação, devido a mudanças térmicas, o que favorece a proliferação de bactérias na casca e, provavelmente, sua penetração no ovo”, aponta o guia.
Agora, o que acontece se você já quebrou o ovo e decidiu não usá-lo? O ovo líquido, indica Inovo, será armazenado, congelado ou a uma temperatura não superior a 4 ° C. No entanto, você pode usá-lo antes de 48 horas; caso contrário, o alimento não será mais adequado para consumo. (I)