A Copa FMF 2021 não terá participação do Luverdense. A equipe, atual campeã da competição, anunciou que não participará da edição 2021 por problemas financeiros. Com isso, nove equipes disputarão a Copa FMF.
“Falta recurso. Com muita dificuldade estamos fazendo o sub-19, um esforço tremendo pra fazer e manter. Pra Copinha nós não conseguimos recurso”, disse em entrevista à Rádio Regional o presidente do Luverdense, Jaime Binsfeld, destacando que procurou apoio local, mas que a situação econômica foi o principal entrave para investimento. “Vai ficar pra outra oportunidade”, reforçou.
Araguaia e Mixto
Representantes de Ação, Cuiabá, Dom Bosco, Grêmio Sorriso, Nova Mutum, Operário, Poconé, Sinop e União participaram ontem do Congresso Técnico da competição. Estiveram presentes também representantes de Araguaia e Mixto. Os dois clubes caíram para a 2ª divisão do Estadual deste ano. Ambos protocolaram ofício na Federação solicitando a participação no campeonato.
No entanto, o pedido de participação foi colocado em votação entre os clubes da 1ª divisão do Mato-grossense. Por 5 votos a 4, os clubes decidiram que Araguaia e Mixto não participarão da Copa FMF 2021.
Ano base
Por conta da não realização da Copa FMF de 2020, devido a pandemia, a Federação e clubes decidiram estender o ano base dos atletas. Com isso, a competição passou a ser sub-22, podendo contar com no máximo três atletas, em súmula, com até 24 anos.
Para minimizar os custos dos clubes, a FMF irá arcar com todas as despesas de transportes da competição.
Forma de disputa
A 1ª fase da Copa FMF 2021 usará a forma de disputa do Estadual. As equipes jogarão entre si, em turno único. Os quatro primeiros colocados se classificam para as semifinais, com jogos de ida e volta. As finais serão disputadas também em dois jogos. A abertura da competição está prevista para o dia 29 de agosto.
O campeão será um dos representes de Mato Grosso na Copa do Brasil de 2022.