As eleições do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) ocorrem hoje, dia 23 de outubro, das 8h às 20h, em todas as unidades da instituição. A comunidade acadêmica votará para eleger o reitor e os diretores(as) gerais dos campi e campi avançados. Para o cargo de reitor, apenas um nome está na disputa: Júlio César dos Santos, atual ocupante da posição. Já no Campus Avançado de Lucas do Rio Verde, também há um único candidato à direção-geral, Reginaldo Ribeiro.
Cada eleitor poderá votar duas vezes: uma para reitor e outra para diretor(a)-geral da unidade em que está alocado. No caso dos técnicos administrativos da reitoria, a votação será exclusiva para o cargo de reitor. O resultado final será determinado pela maior média ponderada, levando em conta os três segmentos da comunidade acadêmica (docentes, técnicos administrativos e discentes), com peso de 1/3 para cada grupo.
Ivo da Silva, presidente da Comissão Eleitoral, destacou a relevância do pleito: “Estamos realizando um dos maiores processos eleitorais recentes devido à importância da instituição no estado de Mato Grosso.” Ele também ressaltou a expectativa de que o processo transcorra de forma democrática e respeitosa, com participação ativa de todos os envolvidos.
Nos campi onde apenas um candidato concorre, os eleitores decidirão pela aprovação ou não do nome proposto para diretor(a). Caso o candidato não seja aprovado pela maioria, uma nova eleição será convocada.
Quem pode votar?
Podem participar da votação os servidores técnicos-administrativos e docentes ativos do Quadro de Pessoal Permanente que estavam em exercício até 11 de outubro, além dos estudantes regularmente matriculados nos cursos técnicos, de graduação e pós-graduação (presenciais ou à distância) até 10 de outubro.