Conheça Alfredo, o jacaré de estimação de uma cidade mineira

Fonte: CenarioMT

O jacaré constantemente é flagrado passeando por algumas ruas ao em torno da lagoa
O jacaré constantemente é flagrado passeando por algumas ruas ao em torno da lagoa. Foto: reprodução

Alfredo é um jacaré que vive em uma lagoa no centro do município de Lagoa Santa, região Metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais (MG).

O jacaré constantemente é flagrado passeando por algumas ruas ao em torno da lagoa. Por esse motivo, foi intitulado como animal de estimação por parte da população. Além é claro, de ser uma atração turística a parte.

No último sábado, dia 08 de outubro, ele foi flagrado atravessando a Avenida Getúlio Vargas. O jacaré foi filmado e ganhou fama nas redes sociais.

Mais tarde, Alfredo saiu novamente da lagoa e foi encontrado no portão de uma casa. Uma equipe do Corpo de Bombeiros fez o regate do réptil e em seguida realizaram sua soltura novamente na lagoa.

De acordo com a prefeitura da cidade, até então, não houve registros de ataque ou incidente com Alfredo circulando pelas ruas de Lagoa Santa.

Assista: Alfredo passeando nas ruas de Lagoa Santa

O Jacaré

Jacaré, também chamado aligátor e caimão, são crocodilianos da família Alligatoridae, sendo muito parecidos com os crocodilos, dos quais se distinguem pela cabeça mais curta e larga e pela presença de membranas interdigitais nos polegares das patas traseiras.

Diferenciam-se dos crocodilos ainda com relação à dentição, o quarto dente canino da mandíbula inferior encaixa num furo da mandíbula superior, enquanto que nos crocodilos sobressai para fora, quando têm a boca fechada.

Os jacarés habitam as Américas, tendo desaparecido da Europa no Plioceno. Na América do Norte, ocorre, somente, o gênero Alligator.

Os jacarés habitam as Américas, tendo desaparecido da Europa no Plioceno. Na América do Norte, ocorre, somente, o gênero Alligator.
Os jacarés habitam as Américas, tendo desaparecido da Europa no Plioceno. Na América do Norte, ocorre, somente, o gênero Alligator.Foto: Secom MT

A jacaretinga apresenta a mais ampla distribuição geográfica entre os crocodilianos (jacarés) do Novo Mundo, ocorrendo desde o sul do México até o norte do Brasil e do Peru.

É uma espécie de porte médio, com machos podendo medir até 2,7 m de comprimento. Muito adaptável, habita qualquer tipo de ambiente associado à água.

Se você gostou deste post: Conheça Alfredo, o jacaré de estimação de uma cidade mineira    – vai gostar também de ler esta notícia: Codornas nascem em prateleira de mercado e biólogo explica fenômeno

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!