Futsal feminino em evidência na reta final de preparação do Brasil para a Copa do Mundo. A Seleção Brasileira realizou, nesta sexta-feira (20), o primeiro treinamento oficial na PhilSports Arena, nas Filipinas, palco dos jogos da fase de grupos. A atividade, acompanhada por representantes da CBF, serviu como reconhecimento do ginásio e ajuste dos últimos detalhes antes da estreia diante do Irã, no domingo (23).
O técnico Wilson Saboia comandou um trabalho voltado à reposição de conceitos táticos desenvolvidos durante todo o ciclo de preparação. Segundo a CBF, a equipe vem seguindo um cronograma específico para reduzir impactos da adaptação ao ambiente e ao piso. A capitã Taty — referência da modalidade no país — descreveu o treinamento como um momento essencial para a retomada das dinâmicas construídas ao longo das semanas de trabalho.
“Foi o dia de relembrar tudo o que construímos até aqui. Movimentos, bolas paradas, tempo de reação… mas, acima de tudo, sentir o clima do ginásio e se apropriar da quadra”, afirmou a capitã, reforçando que a ambientação ajuda a minimizar surpresas na estreia. Ela destacou também que Saboia orientou o grupo a ‘acomodar informações’, reforçando a importância do primeiro contato com o palco do mundial.
O impacto emocional foi inevitável. Taty citou a sensação de perceber a grandiosidade do momento para o futsal brasileiro, lembrando o esforço coletivo que levou a seleção até o Mundial. “É difícil colocar em palavras. Cada jogadora que entrou ali sentiu uma enxurrada de lembranças, mas são sentimentos maravilhosos”, disse.
Apesar do peso histórico da competição, a camisa 5 ressaltou que a liderança é dividida: “Levo a braçadeira de forma natural. Nosso grupo torna tudo leve e sem pressão. Represento, mas todas têm sua importância e liderança”.
O Brasil integra o Grupo D, ao lado de Irã, Itália e Panamá. A CBF confirmou que todas as seleções já fizeram o reconhecimento oficial da quadra, seguindo protocolo padrão das competições internacionais organizadas pela FIFA. O duelo inicial contra as iranianas acontece às 8h (de Brasília), na PhilSports Arena.
Para acompanhar mais notícias de esportes e seguir a trajetória da seleção na competição, o torcedor poderá consultar atualizações diárias em portais especializados.


















