Paraná consolida liderança na produção de camomila, que já movimenta R$ 15 milhões

A produção da planta medicinal é concentrada em Mandirituba, São José dos Pinhais e Contenda, na Região Metropolitana de Curitiba, e dominada por agricultores familiares, segundo mostra o boletim do Deral. O informe desta semana também trata de soja e milho, fruticultura e suinocultura.

Fonte: Assessoria

Municípios da região metropolitana de Curitiba concentram mais de 70% da produção estadual de camomila (Foto: Ari Dias/AEN)

O Paraná reafirma sua liderança nacional na produção de camomila, consolidando-se como referência na cadeia de plantas medicinais. Em 2024 foram colhidas 1,1 mil toneladas em 2,3 mil hectares somando Valor Bruto da Produção (VBP) de R$ 15 milhões. Em 2017, o volume produzido no Estado representou 79,5% da produção brasileira em 2017.

A camomila é dos assuntos tratados Boletim Conjuntural da Agropecuária, elaborado pelo Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) e divulgado nesta quinta-feira (23).

[Continua depois da Publicidade]

A cultura está concentrada principalmente em Mandirituba, São José dos Pinhais e Contenda, municípios da Região Metropolitana de Curitiba. Juntos, eles respondem por mais de 70% da produção estadual. A atividade é dominada por pequenos produtores.

A colheita da safra 2025 já foi encerrada, e a comercialização ocorre de forma contínua ao longo do ano, conforme a demanda industrial e de exportação. Apesar da escala relativamente modesta frente a outras cadeias do agronegócio, a camomila é considerada uma potência econômica local, com forte presença da agricultura familiar e grande potencial de agregação de valor.

[Continua depois da Publicidade]
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-celso
Jornalista formado (DRT 0001781-MT), atua no CenárioMT na produção de conteúdos sobre política, economia, esportes e temas do agronegócio em Mato Grosso. Com experiência consolidada na redação e apuração regional, busca entregar informação clara e contextualizada ao leitor. Aberto a pautas e sugestões. Contato: [email protected] .