Polícia Militar desarticula quadrilha envolvida em esquema de estelionato e extorsão em Rondonópolis

Operação em postos de combustível expõe esquema de fraude com cartas-frete, resultando em prisões e resistência à abordagem policial

Fonte: CenarioMT

Polícia Militar desarticula quadrilha envolvida em esquema de estelionato e extorsão em Rondonópolis

A Polícia Militar de Rondonópolis desarticulou, na manhã desta terça-feira (29), uma quadrilha acusada de estelionato, extorsão, resistência e desacato, em operação realizada no bairro Parque Residencial Universitário. A investigação, que já estava em andamento desde o boletim de ocorrência nº 2024.330058, teve início após denúncias envolvendo a troca fraudulenta de cartas-frete em postos de combustível da cidade.

Segundo o relatório policial, o grupo atuava de forma coordenada, utilizando cartas-frete emitidas de forma irregular pela empresa Fibra Forte, sem autorização. Os suspeitos, identificados realizaram trocas desses documentos por dinheiro em espécie e cheques, totalizando montantes que chegavam a R$ 20.480,00 e R$ 18.139,80.

Durante as diligências, o gerente de um dos postos, o Auto Posto Transamérica, informou que um dos suspeitos tentou retirar o valor integral em espécie, atitude que despertou suspeitas. A polícia conseguiu localizar os envolvidos e conduzi-los à delegacia. Na abordagem, o suspeito S-1 resistiu e desacatou os policiais, sendo necessário o uso de técnicas de imobilização.

A operação revelou também a participação de funcionários de empresas terceirizadas e lavacar, onde os suspeitos negociavam óleo diesel como parte do esquema. A PM ainda conduziu diligências na empresa Fibra Forte, onde cartas-frete foram emitidas sem o conhecimento da direção. A quadrilha operava de maneira sofisticada, utilizando diversos postos de combustíveis para tentar esconder suas movimentações financeiras.

Os envolvidos foram encaminhados para a 1ª Delegacia de Polícia para as providências cabíveis.