O fotógrafo e biólogo Lucas Morgado registrou um momento raro de uma onça-pintada e filhote bebendo água na região de Miranda, no Mato Grosso do Sul. Durante uma expedição pela natureza, ele se deparou com uma cena encantadora: uma mãe onça, Surya, e sua filhotinha, Dakari, se refrescando em um rio. A tranquilidade e a cumplicidade entre os dois animais chamaram a atenção de todos que viram as fotos e vídeo.
A imagem, que viralizou nas redes sociais, mostra a beleza da vida selvagem pantaneira e a importância de preservar esse ecossistema tão rico. O Pantanal de Mato Grosso do Sul, localizado a 203 quilômetros de Campo Grande, é conhecido mundialmente por sua biodiversidade e paisagens exuberantes.
Isso também é muito interessante: Onça-pintada Aracy, volta a surpreender em nova caçada espetacular!
Momentos como esse nos mostram que a natureza ainda nos surpreende com sua beleza e perfeição. Além disso, o flagrante de Dakari e Surya é um convite para que todos nós possamos apreciar a vida selvagem e nos conectarmos com a natureza de forma mais profunda.
Registro da onça-pintada e filhote bebendo água
Qual é o período de gestação da onça-pintada? Descubra!
Ao longo da vida, as onças têm em média oito filhotes. Foto: PinterestA onça-pintada tem um período de gestação de cerca de três meses. As fêmeas alcançam a maturidade sexual por volta dos dois anos e meio e podem se reproduzir até os 13 anos de idade, com uma expectativa de vida de cerca de 15 anos. A cada dois anos, em média, uma fêmea pode dar à luz a uma nova ninhada.
Segundo um estudo publicado no Journal of Mammalogy, a maioria das onças nasce sozinha, mas cerca de um quarto das ninhadas são de gêmeos e uma pequena porcentagem de trigêmeos.
Os filhotes permanecem com a mãe por aproximadamente um ano e meio, aprendendo as habilidades necessárias para sobreviver na natureza antes de se tornarem independentes.