Jogos Olímpicos de 2024: Paris brilha em cerimônia de abertura olímpica histórica

Fonte: CENÁRIOMT COM AGÊNCIA BRASIL

Paris brilha em cerimônia de abertura olímpica histórica
Paris brilha em cerimônia de abertura olímpica histórica FOTO:REPRODUÇÃO

A capital francesa protagonizou uma cerimônia de abertura memorável para os Jogos Olímpicos de 2024. Quebrando as tradições, o evento se desenrolou em um percurso de 6 quilômetros ao longo do Rio Sena, com um espetáculo a céu aberto que celebrou a história, a cultura e a diversidade da França.

A chuva não foi obstáculo para a grandiosidade da festa. Barcos adornados com as bandeiras de cada país desfilaram pelo rio, com atletas de diversas nacionalidades celebrando a união através do esporte. A Grécia, como de costume, abriu o desfile, seguida pelos atletas refugiados. A delegação francesa, liderada por Raquel Kochhan e Isaquias Queiroz, encerrou a emocionante passagem.

Ao longo do percurso, o público foi presenteado com apresentações musicais, espetáculos de dança e projeções em monumentos históricos. Lady Gaga, em uma homenagem aos cabarés parisienses, e Celine Dion, interpretando um clássico de Edith Piaf, foram alguns dos destaques musicais da noite.

A tocha olímpica percorreu diversos pontos icônicos da cidade, como a Catedral de Notre Dame e o Museu do Louvre, antes de ser acesa por Teddy Riner e Marie-José Pérec, grandes nomes do esporte francês. A pira olímpica, instalada em um gigantesco balão, iluminou o céu de Paris, encerrando a cerimônia com um show de luzes e lasers na Torre Eiffel.

A cerimônia também homenageou figuras históricas como a filósofa Alice Milliat, que lutou pelos direitos das mulheres no esporte, e celebrou a diversidade de corpos, culturas e expressões artísticas.

O presidente do COI, Thomas Bach, exaltou o espírito olímpico de solidariedade e união, enquanto o presidente francês, Emmanuel Macron, declarou abertos os Jogos.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).