O Banco de Leite Humano do Hospital São Lucas, coordenado por Janaina Woicichoski, agora conta com o apoio do Corpo de Bombeiros para realizar a coleta domiciliar de leite materno. De acordo com Janaina, a parceria foi necessária devido à falta de um veículo próprio para o banco de leite.
“Todas as segundas e quartas-feiras à tarde, realizamos a coleta domiciliar na casa das doadoras. Vamos até elas para coletar os frascos cheios de leite e deixar novos frascos”, explicou Janaina. Além disso, durante essas visitas, são realizados cadastros de novas doadoras e testes rápidos.
A colaboração com o Corpo de Bombeiros começou no dia 26 de junho, e desde então, eles têm oferecido suporte logístico essencial. “Eles se dispuseram a nos auxiliar nessas coletas pelo fato de não termos carro próprio. Todas as segundas e quartas, das duas às cinco da tarde, eles ficam à disposição e levam a equipe do banco de leite humano para fazer a rota, passando nas casas das doadoras para fazer a coleta e deixar novos frascos”, acrescentou a coordenadora.
Essa iniciativa é fundamental para garantir a continuidade do abastecimento de leite materno, vital para os bebês internados no hospital. O apoio do Corpo de Bombeiros não só facilita a logística da coleta, mas também fortalece a rede de solidariedade e cuidado com a saúde dos recém-nascidos.
O Banco de Leite Humano do Hospital São Lucas continua a incentivar mais mulheres a se tornarem doadoras, garantindo que mais bebês possam receber o leite materno necessário para seu desenvolvimento saudável.