Família de idosa se diz ‘revoltada’ após fake bolsonarista

Fonte: CenárioMT com inf UOL e O Globo

do lado esquerdo a montagem com a imagem original retirada de um banco de imagens
Do lado esquerdo, a montagem com a imagem original retirada de um banco de imagens Imagem: Reprodução e Edu Carvalho

Segundo o portal UOL, Deolinda Tempesta Ferracini era tão espontânea que na véspera do Natal de 2018, aos 76 anos, foi convidada pelo fotógrafo Edu Carvalho, 29, para um ensaio fotográfico. Ela aceitou o desafio e posou para 27 fotos disponibilizadas em um banco online de imagens.

Segundo contou Edu, ontem, uma dessas fotos viralizou com uma fake news. A imagem foi usada em uma mentira espalhada nas redes sociais por bolsonaristas, com a informação de que era uma idosa que morreu depois de ser presa pela Polícia Federal por participar dos atos golpistas do último domingo (8) em Brasília.

“Ela é avó da minha mulher”, contou Edu ao UOL. “Hoje a gente acordou com a caixa de mensagens no Instagram bombando com a fake news.”

O fotógrafo lamentou que a imagem tenha viralizado três meses após a morte de Deolinda, que ficou alguns dias internada na UTI de um hospital de Vinhedo (SP), onde morava.

“Ela faleceu no dia 10 de outubro do ano passado por complicações de um AVC”, disse Edu, que tomou um choque ao receber a fake news, propagada até por deputados aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro. Sua mulher, a auxiliar de escritório Juliana Cuchi Oliveira, 29, desabafou.

Família Revoltada

De má fé, grupos de bolsonaristas, presos em Brasília, após os atos terroristas do domingo (8), passaram a utilizar as imagens da idosa, alegando que se trataria de uma idosa de 77 anos, morta por maus-tratos e falta de assistência dentro de uma quadra onde os detidos aguardam oitiva, na capital federal.

“A família está muito chateada com isso. Você tem noção que eu carreguei o caixão dela no enterro? Eu chorei a morte dela. Ainda usando para esse terrorismo que aconteceu, ficamos revoltados”, desabafou Edu Carvalho.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.