Equipes do Corpo de Bombeiros Lucas do Rio Verde (13ª CIBM) e Sorriso (10ª CIBM) atuaram no combate a incêndio de grandes proporções.
O foco iniciou na fazenda Branco II, localizada no Distrito de Primaverinha (Sorriso), a cerca de 30 km de Lucas do Rio Verde. O chamado aconteceu por volta das 09h00 da manhã de ontem, terça-feira (13).
No local havia um incêndio em lavoura, originado durante a colheita do milho que se propagou para área de reserva ambiental. O perímetro da cicatriz de incêndio foi estimado no Google Earth em 229 hectares, boa parte com milho em pé.
A força-tarefa contou ainda com apoio de funcionários da propriedade rural e Defesa Civil. Os agentes contaram com apoio de aeronave agrícola local e tratores.
A guarnição atuou especificamente no combate direto na preservação da Reserva Ambiental. No seu interior foram empenhadas as táticas de linha úmida, mangotinho 30m, canhão monitor da ABT, mochila costal, sopradores e combate aéreo. Os maquinários da Fazenda realizaram as linhas de controle na lavoura, isolando a propagação.
“Após 05horas de combate, e estimativa de 60.000 litros de água empregados e todo o trabalho em conjunto, obtemos êxito na extinção, realizou-se o rescaldo de troncos braseiros na Reserva, e recomendou-se aos proprietários a observação da Regra dos 30, detalhando os itens, os benefícios de realizar a colheita em horário e condições de segurança”, comentou Cabo Alexandre Silva.