Rondonópolis lança programa ‘Primeiro Trampo’ para inserir jovens no mercado de trabalho

O principal objetivo do 'Primeiro Trampo' é fortalecer a política de inserção de jovens no mercado, promovendo qualificação e vivência profissional.

Fonte: CENÁRIOMT

Primeiro Trampo

A Prefeitura de Rondonópolis, por meio da Secretaria de Promoção e Assistência Social, lançou o programa Primeiro Trampo. A iniciativa, idealizada pela primeira-dama e secretária Alessandra Ferreira, visa oferecer a oportunidade do primeiro emprego a adolescentes a partir de 16 anos que cursam o ensino médio na rede pública.

O programa é uma atualização da Lei Municipal nº 7.170/2012, que amplia o programa de estágio remunerado para incluir estudantes do ensino médio, além de continuar atendendo alunos da educação superior e profissional e tecnológica, mediante convênio.

O principal objetivo do ‘Primeiro Trampo’ é fortalecer a política de inserção de jovens no mercado, promovendo qualificação e vivência profissional.

O prefeito Cláudio Ferreira enfatizou que o programa representa a “porta de saída” para o desenvolvimento pessoal: “Tem que ter a porta de saída, e a porta de saída é o emprego, é a qualificação, é a autonomia, é a emancipação humana”.

A secretária Alessandra Ferreira destacou um ponto logístico do programa: os jovens serão lotados de acordo com a proximidade de suas residências, facilitando o acesso ao trabalho.

Detalhes do programa piloto

  • Público-alvo: Adolescentes a partir de 16 anos, estudantes do ensino médio da rede pública (além dos níveis superior e técnico).
  • Remuneração: Um salário-mínimo mensal.
  • Carga Horária: 30 horas semanais.
  • Duração: O primeiro ciclo terá a duração de todo o ano de 2026.
  • Seleção: A seleção inicial foi feita por professores e diretores, sem indicação política, priorizando o desempenho e a conduta dos estudantes.

O secretário de Gestão de Pessoas, Luciano Rodrigues, informou que o projeto começa em fase piloto, com o IFMT Campus Rondonópolis sendo a primeira instituição parceira, oferecendo oportunidade para 21 alunos. O programa será analisado constantemente para expandir as vagas conforme a necessidade.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]